Santa EsmeraldaEm ótimo show realizado dia 28 de julho em São Paulo, o cantor americano Leroy Gomez reviveu os bons tempos da disco music.

Era aquele típico show no qual o fã de disco music vai com o pé atrás. A escalação previa um trio, composto pelo grupo brasileiro especializado em covers de disco music Quasímodo, as inesquecíveis Frenéticas, que viveram seu auge na segunda metade dos anos 70, e o grupo Santa Esmeralda. Aliás, este último, na verdade um projeto de estúdio criado na França pelos produtores Nicolas Skorsky e Jean-Manuel de Scarano em 1977, veio representado pela figura de seu primeiro vocalista, o americano descendente de latinos Leroy Gómez. Tinha tudo para ser uma roubada nostálgica sem grandes atrativos.

Felizmente, não foi. As Frenéticas, que mantém três das integrantes originais em sua formação atual e se preparam para gravar um DVD para a Som Livre, mostraram entrosamento, vocais afiados, o bom humor de sempre e uma mistura de hits como Dancin’ Days e músicas mais recentes de Zeca Baleiro e Pedro Luis e a Parede. Escalado para ser a encarnação do Santa Esmeralda nessa turnê, o Quasímodo também apresentou duas músicas sozinho, e deu mostras do porque é considerado um dos melhores grupos brazucas linkados na velha e boa disco music. 

E aí, a festa, que já estava animada, virou de arromba. Ao entrar no palco, Leroy Gómez cativou a platéia. Próximo dos 60 anos de idade, está em ótima forma física, e a voz continua a mesma dos bons tempos. Além de interpretar hits do Santa Esmeralda como as infalíveis Don’t Let Me Be Misunderstood , The House Of The Rising Sun , You’re My Everything e Gloria , releu com rara classe e carisma clássicos disco do naipe de Cuba (Gibson Brothers), Born To Be Alive (Patrick Hernandez) e I Go To Rio (Peter Allen). A festa tornou-se uma celebração total quando as Frenéticas entraram no palco e ajudaram nos vocais de Celebration (Kool & The Gang) e That’s The Way (I Like It) (KC & The Sunshine Band).

Em papo exclusivo com mondopop.net nos bastidores, Gomez mostrou simpatia e falou um pouco sobre si. Americano de Massachussets, ele começou a carreira como músico de estúdio e shows (toca sax, e muito bem, como provou no palco da Via Funchal), acompanhando o grupo disco Tavares. Em uma viagem à Europa, resolveu ficar por lá e acabou entrando no Santa Esmeralda, com quem gravou apenas um disco, mas justo aquele que impulsionou a banda rumo ao sucesso mundial.

Depois, investiu na carreira solo, e hoje faz shows pelo planeta interpretando hits disco. Curiosidade: em 1973, participou do melhor disco da carreira de Elton John, Goodbye Yellow Brick Road , tocando sax na música Social Disease . Em resumo, uma festa disco de primeiríssima linha!
Site do grupo Quasímodo:
http://www.quasimodo.com.br/
Site da Via Funchal:
http://www.viafunchal.com.br/
Clipe de Don’t Let Me Be Misunderstood da época, com Leroy Gomez:
http://www.youtube.com/watch?v=EM_CjGa255k&search=santa%20esmeralda
Melhor site sobre disco music:
http://www.discomusic.com/