Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Prince – Prince (Warner – 1979)

prince.jpgNascido na nada glamurosa Minneapolis, nos EUA, Prince nunca foi um cara humilde. Afinal de contas, não é qualquer um que tem a manha de assinar com uma gravadora do porte da Warner exigindo não só total liberdade criativa, como também o direito de se auto-produzir e tocar todos os instrumentos em seus discos. Isso, com apenas 19 anos de idade. Quando chegou às lojas em 1978, For You , o trabalho de estréia, conseguiu repercussão mediana entre o público negro, e passou despercebido do mainstream da música pop. Teria a Warner feito um mal negócio?

No segundo semestre de 1979, surgia a resposta: não. Com Prince , também concretizado no melhor estilo “clube do eu sozinho”, o cantor, compositor e multi-instrumentista mostrou do que era capaz. Graças à irresistível I Wanna Be Your Lover , funk com vocação pop, ele pela primeira vez atingiu o top 20 da parada americana, sendo que o CD atingiu o vigésimo segundo posto.

Prince , o disco, equivale a uma bela declaração de intenções do que viria no futuro. Sem se preocupar com limites, o baixinho misturou funk, soul, rock, pop, jazz, disco e o que mais lhe viesse à cabeça, sempre com muito pique, sensualidade e vigor. Seus solos de guitarra nas roqueiras Why You Wanna Treat Me So Bad? e Bambi são alucinantes, hard rock puro. Na letra desta última, tenta convencer uma lésbica a mudar de lado, no melhor estilo pé na porta (“Bambi, você não entende?, é melhor com um homem!”). Sexy Dancer é disco-funk irresistível, I Feel For You (que em 1984 foi regravada por Chaka Kahn e virou mega-hit), funk contagiante, e When We’re Dancing Close And Slow , With You e Still Waiting são momentos mais doces e românticos, e ótimos. O disco se encerra com a quase power ballad It’s Gonna Be Lonely . Prince tem inúmeros outros discos bons, mas se esse aqui não tivesse estourado, provavelmente a Warner o teria mandado para a rua, e aí, vai saber se nosso herói teria se tornado um astro pop!
Clipe de Prince para a música Sexy MF :
http://www.youtube.com/watch?v=Taaodbu0b4g
Take Me With U (ao vivo) :
http://www.youtube.com/watch?v=bMl28YoN00g
Sites do artista :
http://www.npgmusicclub.com/
http://www.3121.com/

1 Comment

  1. Pelo amor de Deus, é a essencia de Merd…..
    Esse eu faço questao de nunca ter

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑