dream_academy.jpgCom seu single de estréia, Life in a Northern Town , eles atingiram há 20 anos a sétima posição na parada americana. De quebra, Nick Laird-Cloves (vocal, guitarra, violão e gaita), Gilbert Gabriel (teclados e vocais) e Kate St.John (instrumentos de sopro e vocais) contaram em seus discos com o auxílio de David Gilmour (Pink Floyd), Lindsey Buckingham (Fleetwood Mac) e Peter Buck (R.E.M.). No entanto, o The Dream Academy não conseguiu manter seu momento positivo em termos comerciais.

Sua sonoridade misturava psicodelismo a la sixties, pop, rock, folk e até batidas dançantes. Arranjos elaborados e delicados com direito a cordas e metais, vocais impecáveis e a voz doce e envolvente de Nick completavam a fórmula do pop perfeito.

The Dream Academy , o primeiro álbum, saiu em 1985, e traz como destaque Life in a Northern Town , balada psicodélica digna dos Beatles 65/66. Não faltam outros momentos felizes, como a contagiante The Edge Of Forever , a balada soul Moving On e a certeira Bound To Be .

A promessa da estréia se concretizou no impecável Remembrance Days , de 1987, um dos melhores álbuns pop dos anos 80. Indian Summer repete a fórmula de Life in a Northern Town , sem soar como xerox. The Lesson Of Love é balançada e com refrão marcante. Humdrum vem com influências soul. A batida pop rock de Hampstead Girl é irresistível. In The Hands Of Love investe em pique roqueiro, e Ballad In 4/4 une apelo folk-pop a letra relatando uma complexa relação afetiva. Tem também a regravação de Everybody Learn Sometimes , sucesso em 1980 com o The Korgys.

A Different Kind Of Weather , de 1990, mostra sinais de desgaste, embora traga três grandes músicas: Forest Fire , Lowlands e uma excepcional regravação dance de Love , de John Lennon, que inclui citação de outra canção dele, Nº9 Dream . Curiosidade: essa versão de Love entrou na trilha sonora da novela Lua Cheia de Amor. Em 1991, após uma curta turnê (a única da carreira), eles foram cada um para seu lado. Juntos de novo, só em recente disco solo de Gabriel.

Clipe de Lessons Of Love (1987):
http://www.youtube.com/watch?v=intie6oliXY
Clipe de Please Please Please Let Me Get What I Want :
http://www.youtube.com/watch?v=VBjx6ekd2FA
Clipe de Love :
http://www.youtube.com/watch?v=JsNixd0jOHA&mode=related&search=
Clipe de Indian Summer :
http://www.youtube.com/watch?v=rZFzwpOW0Ws&mode=related&search=
Excelente site com informações preciosas sobre a banda :
http://theacf.com/dreamac/