mario_zan.jpgNesses vinte e um anos de carreira jornalística, tive a oportunidade de entrevistar milhares de pessoas, especialmente músicos, cantores, produtores, compositores etc. Sempre existem aqueles que ocupam um lugar especial em meu coração, e um deles foi Mário Zan. Para minha tristeza, recebi na última quarta feira a notícia de que o consagrado sanfoneiro seguiu viagem rumo ao chamado andar de cima, aos 86 anos de idade. Perda irreparável.

Mário Zan era um senhor simpático, educado e hiper articulado, quando o entrevistei. Lúcido, lembrava de ótimas e divertidas passagens de sua longa carreira, iniciada quando ainda era adolescente/criança. Nascido na Itália, veio para o Brasil com a família com apenas quatro anos. Quis o destino que um dos maiores sanfoneiros de nossa música, um verdadeiro marco da música rural, caipira, sertaneja ou como quiserem classificar este estilo, viesse do país da Bota. Mais uma prova de que este é mesmo a pátria da combinação de coisas boas vindas dos quatro cantos do planeta.

O sanfoneiro tornou-se figura indispensável nas festas juninas, tendo gravado inúmeros discos dedicados a animar tais festividades. Além disso, compôs o Hino do Quarto Centenário , homenagem ao aniversário de quatrocentos anos de São Paulo em 1954. É o autor de ao menos dois grandes clássicos de nosso cancioneiro popular. Um é Chalana , que nos anos 90 voltou às paradas de sucesso em versões de Almir Sater e Sérgio Reis. Outra, Nova Flor (Os Homens Não Devem Chorar) , ganhou o mundo em releituras de inúmeros artistas, especialmente a do grupo vocal americano The Letterman, que a registrou em inglês com o título Love Me Like a Stranger , tema da primeira versão da novela Pecado Capital, em 1975. Roberto Carlos gravou a canção em português em 1992, alterando o título para Dizem Que Um Homem Não Deve Chorar . Zan aparece na capa e no conteúdo do livro Música Caipira-As 270 Maiores Modas de Todos Os Tempos , do mítico jornalista José Hamilton Ribeiro, lançado recentemente pela Editora Globo. Descanse em paz, querido Mestre!
Leia ótima matéria sobre Mário Zan :
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u88132.shtml