Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

R.E.M – Fables Of The Reconstruction/Reconstruction Of The Fables (EMI)

rem.jpgNão existem regras rígidas para se criar um grande disco. Às vezes, condições aparentemente ruins de trabalho não são capazes de atrapalhar a geração de um clássico. Eis o caso de Fables Of The Reconstruction/Reconstruction Of The Fables, jóia da coroa de uma discografia repleta de bons momentos. Pela lógica, tinha tudo para dar errado. Foi gravado fora do habitat natural do quarteto, formado por Michael Stype (vocal), Peter Buck (guitarra e violão), Mike Mills (baixo) e Bill Berry (bateria).Americanos, foram a Londres em busca de um produtor diferente, e escolheram Joe Boyd, que havia atuado com artistas seminais do folk rock britânico como o Fairport Convention e Nick Drake. A capital inglesa vivia temperatura gélida, com direito a neve e tudo. De quebra, pela primeira vez os músicos entravam em estúdio sem canções devidamente experimentadas na estrada, o que gerou tensão, insegurança e clima não muito positivo entre eles. Stype chegou a ter um estresse bravo durante as sessões.

No entanto, o álbum saiu impecável. O som folk-rock do R.E.M. ganhou tons psicodélicos dignos da era 1966/67, com climas reflexivos e ecos introspectivos em canções como Feeling Gravitys Pull, Maps And Legends e Old Man Kensey, além de belos arranjos de cordas. A sacudida e funky Can’t Get There From Here foi o hit single, com sua levada contagiante e metais, assim como a deliciosa e delicada Green Grow The Rushes, que tocou nas FMs rock brasileiras nos anos 80.

E tem também Driver 8, boa escolha para canção mais marcante, com refrão melódico e espírito do pop perfeito. Fables deve ser tocado de ponta a ponta, e é provavelmente o disco deles que mais tem a ver com o significado do seu nome, “movimento rápido dos olhos”, estágio do sono em que sonhamos. O clima de sonho permeia todo o álbum.

R.E.M. toca Number Nine Dream, de John Lennon, 2007:
http://www.youtube.com/watch?v=7TFKNdcYRJg
Driver 8, ao vivo em 1985:
http://www.youtube.com/watch?v=PH4idj6kDVU
R.E.M. no David Letterman em 1983 toca Radio Free Europe:
http://www.youtube.com/watch?v=KA57Pafq_NU&mode=related&search=

1 Comment

  1. Gosto do R.E.M, tem estilo..e boas musicas

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑