Que a pirataria continua comendo solta, é fato. Que os downloads ilegais idem na mesma data, nem é preciso dizer. Com essas constatações em mente, a gravadora Sony/BMG lança no Brasil o formato CD Zero. Trata-se, na verdade, de uma variação do antigo single, ou mesmo do mais antigo ainda compacto duplo de vinil.

O primeiro produto a chegar ao mercado é de Vanessa da Mata, com cinco músicas extraídas de seu recém lançado terceiro álbum, Sim, que por sua vez conta com um total de treze faixas. O preço sugerido para o consumidor final é de R$ 9,90. A apresentação é simples, sem letras das músicas, mas com ficha técnica. E aí?

Na minha opinião, mais uma vez teremos um formato que durará pouco e logo sairá de linha. Afinal, porque uma pessoa que gosta da Vanessa deixará de comprar o disco integral a R$ 25,00 para levar esse primo pobre fonográfico? E quem por ventura só quiser a faixa de trabalho, no caso Boa Sorte/Good Luck (dueto com o americano Ben Harper), porque simplesmente não baixar apenas a música em questão, de forma legal ou não? O pior é que uma vantagem que a gravadora até coloca em questão, que poderia ser um desconto para quem adquirir o CD Zero e depois por ventura desejar o disco cheio, ainda não passou da fase de idéias. É a distorção do single como passou a ser concebido a partir dos anos 80, ou seja, ao mesmo tempo veículo para as tais faixas de trabalho, acrescido de canções inéditas não disponíveis nos álbuns. Ou seja, tornando-se itens de colecionador. Agora, o single/CD Zero só vem com aquilo que já está disponível. Sempre me questiono a respeito de quem tem essas idéias geniais. Depois, ainda perguntam porque as majors estão na pindaíba que estão…….

Site de Vanessa da Mata:
www.vanessadamata.com.br

Site da gravadora Sony/BMG:
www.sonybmg.com.br