Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Clássicos do Jazz em formato matador

Coleções feitas por empresas jornalísticas costumam ter o fator comercial como prioridade, o que, com certa freqüência, acaba prejudicando a qualidade das mesmas. Levando-se isso em conta, analisei os três primeiros volumes da Coleção Folha Clássicos do Jazz, lançada pela Folha de S.Paulo no dia 30 de setembro. A primeira fornada incluiu Nat King Cole e Herbie Hancock, enquanto que o terceiro, lançado no último domingo, enfoca Louis Armstrong. Só elogios, especialmente nos quesitos formato e conteúdo.

A questão embalagem é bem ilustrativa de o porque continuo acreditando no formato físico para divulgação de música. Folha Clássicos do Jazz irá lançar, até o início do ano que vem, 20 volumes enfocando grandes ícones do jazz internacional. Cada um conta com um livro em formato de CD, que inclui como brinde disco com música representativa dos enfocados. Duvido que alguém que seja de fato interessado por música se contente em ter apenas uma cópia “genérica” em CD-R, ou mesmo baixar seu conteúdo via internet. Com texto a cargo do especialista em jazz e MPB Carlos Callado, temos um ótimo resumo da importância e da carreira dos mestres envolvidos. O CD, fugindo do formato “coletânea caça-níqueis” típico deste tipo de coleção, investe em gravações representativas.

A de Cole, por exemplo, inclui 12 faixas gravadas ao vivo com alta qualidade em 1960, nas quais o astro dá ênfase a seu lado crooner de jazz, com voz mais áspera do que a habitual, o que proporciona raro prazer, além de duas faixas instrumentais de estúdio.

O de Armstrong compila hits, alguns ao vivo, entre eles os eternos What a Wonderful World e Mack The Knife, enquanto o de Hancock apresenta gravações dos anos 60, entre elas a mítica Cantaloup Island, que foi sampleada em Cantaloop (Flip Fantasia), mega hit nos anos 90 com o US3. Se continuar nesse alto nível, a coleção vai virar item de colecionador.

2 Comments

  1. me interessa notícias de linguagem pop avançada, atual mesmo falando do passado. Parabéns!

  2. Essa coleção é muito legal mesmo, Dorival, e você pode adquiri-la através dos canais de venda da própria Folha de S.Paulo. Grande abraço, tudo de bom e volte sempre!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑