Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Kenny G torna música latina um tédio

Por Fabian Chacur

O saxofonista americano Kenny G, que nasceu em 1956, tornou-se profissional tocando por um breve período com Barry White. Nos anos 80, desenvolveu um som pop instrumental que lhe rendeu enorme sucesso comercial.

De forma esperta, encaixava em cada novo CD uma ou duas músicas incluindo vocalistas convidados, entre eles Smokey Robinson. Desta forma, tornou-se milionário, graças a discos como Duotones e Silhouette. Seu auge ocorreu em 1994, quando conseguiu a proeza de emplacar um disco natalino no topo da parada americana. Seu novo CD, Rhythm & Romance, é definido por ele como a “realização de um sonho”. Só se for para ele……

Kenny preencheu uma lacuna no mercado para aqueles que gostam de música instrumental suave. Seu som é inofensivo, tranqüilo e eventualmente balançado, ideal pra a sala de espera de dentistas. Ou seja, uma atualização do trabalho das orquestras de Ray Conniff e tantos outros. Como esperar algo interessante da empreitada do hoje cinquentão na música latina, estilo que exige salerosidade, ritmos calientes e sensualidade? Não poderia dar certo, e de fato não deu.

O trabalho se divide entre composições próprias feitas especialmente para o projeto com o competente Walter Afanasieff, como Sax-O-Loco (que de louco, não tem nada) e Tango, e standards da música latina que ele não hesita em descaracterizar e destruir, como Sabor a Mi e Besame Mucho. Até o truque de faixas com vocais ocorre, em Mirame Bailar (com Barbra Muñoz) e Es Hora de Decir (com o grupo Camila).

O pior momento é a faixa Brasilia, malfadada tentativa de bossa nova. Rhythm & Romance equivale a uma amostra genérica da música latina, se tanto. E mais dinheiro na conta do simpático Kenny G. Simpático e talentoso, porém insosso e sem imaginação.

Videoclipe de Songbird, hit de Kenny G nos anos 80:

[youtube]EGtTblTR0YU&hl[/youtube]

15 Comments

  1. Eu não acho a mesma coisa… já que ele é tão sem imaginação pq vc não criou um disco dele… outra coisa, na atualidade não conheço ninguém que consegue tirar um som tão perfeito igual ao Kenny G. A música Brasilia é uma das minhas favoritas do cd!
    Eu achei esse último albúm do Kenny G maravilhoso.

  2. Caro Robertson: antes de tudo, muito obrigado pela visita! E também obrigado por colocar a sua opinião, sem desmerecer a minha. Acho que democracia é isso, e nenhum de nós, nem ninguém, é dono da verdade. Não sou fã do Kenny G, mas sei que ele é um bom músico, e curto algumas das coisas gravadas por ele nos anos 80. Mas suas incursões por ritmos latinos, jazz ou música de natal definitivamente não me agradam. Questão de gosto. Grande abraço, e tudo de bom!

  3. Um exemplo de coisas deles de que gosto é exatamente essa Songbird de cujo videoclipe eu coloquei o link. Essa é linda!!!!

  4. Concordo e descordo ao mesmo tempo. A música Brasilia talvez não ficou muito boa em relação a melodia, mas se analisarmos sonoridade, arranjos e articulação/digitação é sem dúvida uma grande música. A restrição das músicas de kenny G é causada pelo povo que se detêm a 3 ou 4 delas. Se um ser gosta de música instrumental, que a admire não pela melodia, mas pelo que cada dedilhar transmite. Já estou de saco cheio quando estou ouvindo Kenny G e chega um e diz: olha! são aquelas músicas de casamento…(comentários infames na minha humilde opinião). Se a música dele não é boa, como explicar tantos anos de sucesso? Será a mídia? Acho que não. Por que se restringir a Songbird, Going Home, The Moment, Theme from Dying Young, que não deixam de ser grandes músicas, se temos Sade, The Shuffle, Esther, Home, Summer Song, Let Go, Champagne, Slip of the Tong, Havana, Tribeca, Malibu Dreams, Paradise entre outras tantas como as do novo cd tipo Besame Mucho (pra mim ficou ótima), Salsa Kenny, Fiesta Loca? Conhecimento abrangente ajuda na crítica!!!

  5. Muito obrigado pela visita e pelo seu comentário, Gilberto, que respeito profundamente. É óbvio que não perderia o meu tempo analisando um disco do Kenny G se não o achasse um músico talentoso. Além de tudo, é um cara esclarecido e simpático, como tive a oportunidade de conferir ao vivo, ao participar de uma entrevista coletiva com ele há alguns anos. Grande abraço, tuuuuudo de bom, e volte sempre que quiser/puder!

  6. Ola! respeito sua opiniao, mas diferente de vc eu adoro Kenny G. O som magico e instrumental embalou um dos momentos mais marcantes e maravilhoso de minha vida: minha gravidez. Dormia ao som suave e delicioso, q quando acabava, meu bebe chutava; eu colocava a musica novamente, ele acalmava-se…. Ate hj, ele gosta do som e pede pra colocar aquela musiquinha pra ele dormir…. O som maravilhoso, q atraves de um instrumento se propaga eleva minha alma e faz-me sonhar. Experimente ouvi-lo com a alma. Obrigada pelo espaço e tudo de bom pra vc.

  7. Nossa, que história bonita, Arleuda! Acho que a música do Kenny G deve ter feito uma conexão espiritual com você, e isso não tem preço. Como deixei claro, respeito ele, e tem algumas músicas de que gosto muito, como Songbird. Se há algo que não tem preço, é música que nos faça bem, não é mesmo? Eu é que te agradeço pela visita, e tuuuudo de bom procê e pro seu filho, hoje e sempre!

  8. Olá amigos, como o nosso amigo Gilberto citou a cima realmente, não podemos, julgar o Kenny G por uma música só temos que analisar a sua longa história musical e lá sim você verá as qualidades deste musico americano, suas técnicas, fora que o Brasil, infelizmente utiliza suas músicas para utilização de fins comerciais, eu que sou Radialista vejo muito disso, pois, nosso país ainda não está apto para sentar e ouvir um instrumental, respeitando a opinião de muitos ok? Mas mudando de assunto, bom Arleuda que legal você falar sobre isso sobre a experiência de utilizar as músicas do Kenny como forma para acalmar o teu bebê ainda em sua barriga, pois, até o próprio Kenny G fez uma música para seu filho mais novo a Baby G, se não teve oportunidade ouvi-la procure ouvir, é realmente muito boa, fora a homenagem ao filho dele ele fiz uma para uma irmã sua, a música se chama Sister Rose, excelente também, pois bem encerro meu comentário dizendo a seguinte frase.
    “Não julgue aquilo que você não conhece realmente”
    Uma Boa Tarde a todos WILL CAMARGO…

  9. Muito obrigado pela visita, Will, e também por externar as suas opiniões, altamente respeitáveis. Grande abraço, e apareça sempre que quiser/puder! E não confunda comentário/resenha com julgamento. Quem sou eu para julgar alguém………

  10. Olá pessoal gostaria de dar minha opnião também!!
    Kenny g e uma das pessoas que fez o som do sax mudar..
    E é perfeito esse som muito suave, e lindo…
    Assim conheco algumas pessoas que tocam como ele..
    Fazem covers muito bom, muito igual..As vesses almentam alguns arpegos e mais notas ligando pra ficar mais bonito…

  11. É, Raphael, ele é de fato um ótimo músico.Isso não se discute. Valeu pelas suas informações, e apareça sempre que quiser ou puder por aqui. Grande abraço!

  12. Pô, Brasília é a minha música preferida dele, acho muito legal o arranjo, os passeios do baixo e os improvisos bem envolventes, mas não sou um profundo conhecedor de música “quase” popular.
    De qualquer forma, bom saber que não é o que há de melhor dele. Alguma sugestão de boa concepção de Brasília?
    Grande abraço!

  13. admin

    October 23, 2012 at 4:49 pm

    Harder, muito obrigado pela visita. Respeito a sua opinião em relação a Brasilia, mas curto mais outras músicas do Kenny G, como a já citada Songbird, ou a canção que ele gravou com o genial cantor e compositor Smokey Robinson. Grande abraço e tuuuuudo de bom!!!

  14. O Kenny G é um monstro musical. realmente teve algumas baixas na sua carreira com relação a algumas Faixas. mais ele é muito bom, desde muito tempo ele é considerado um dos melhores saxofonistas do mundo e uma referência a muitos jovens Saxofonistas do mundo todo.
    Abração a todos. 🙂

  15. admin

    August 25, 2014 at 4:55 pm

    Allan, concordo plenamente com você. Kenny G é um grande músico, e independente de sua irregularidade em termos de gravações, possui bons momentos suficientes para que seja respeitado no meio musical. Grande abraço, obrigado pela visita e volte sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑