Nunca irei me esquecer daquele dia de 1986. Eu e meu amigo José Carlos Dopaso (por onde andará?) chegamos atrasados ao longínquo hotel Transamérica (SP), após o nosso táxi se perder umas várias vezes. A entrevista coletiva de B.B. King já havia acabado, e a assessoria de imprensa nos avisou que ele não iria falar com mais ninguém.

Teimosos, ficamos por lá, esperando que um milagre acontecesse. Bingo! Do nada, o embaixador do blues apareceu, e conseguimos não só autógrafos, como trocar idéias com ele, uma das figuras mais simpáticas que já vi em minha vida de repórter e crítico musical. Deus me proporcionou a honra não só de rever a fera, como também de assistir dois de seus shows, um deles em 2006. Se você ainda não teve essa honra, que deve se tornar mais difícil pelo fato de o músico prometer não sair tanto dos EUA em função de seus 82 anos de idade, uma boa solução é conferir esse magistral DVD, B.B.King Live, que acaba de chegar em edição nacional.

Nele, o que de melhor rolou em quatro shows realizados pelo cantor e guitarrista americano em outubro de 2006 nas duas sedes de seu aconchegante B.B.King Blues Club em Memphis e Nashville. Acompanhado de sua vibrante banda de apoio, Mister King mergulha nas várias fases de sua carreira.

Canta e toca sentado, mas com um pique do qual muito molecão metido a besta não conseguiria sequer chegar perto. Simpático, conversa o tempo todo com a platéia, arrancando sorrisos e aplausos. O repertório é matador: The Thrill Is Gone, Rock Me Baby, Key To The Highway, a hilária Just Like a Woman… A proximidade da platéia torna o show ainda melhor. Nos extras, caprichado making of e uma mensagem emocionante deste ícone, que divulga não só o blues como o que há de melhor na cultura de seu país. 

B.B. King toca Blues Boys Tune ao vivo

[youtube]4Ny5ajCn0xw&hl=en&fs=1[/youtube]