Por Fabian Chacur

Lembro de ouvir quase até furar o compacto simples comprado por meu saudoso irmão Victor. De um lado, Theme From Shaft. Do outro, Café Regio’s . Tinha apenas dez anos de idade. Com o decorrer dos anos, descobri muito sobre o autor e intérprete das faixas acima, um certo Isaac Hayes. Nascido em 20 de agosto de 1942 nos EUA, começou a carreira como compositor e produtor, tendo escrito hits imortais como Soul Man, Hold On I’m Coming e When Something Is Wrong With My Baby.

Logo, resolveu dar seus próprios passos como artista solo, e lançou um disco até hoje cultuado, Hot Buttered Soul (1969). Mas foi a partir da trilha do filme Shaft, lançado em 1971, que esse mestre da soul music virou um astro propriamente dito, atingindo o topo da parada americana e ganhando até Oscar. Essa trilha é simplesmente sublime, e voltou às lojas brasileiras há pouco, com vários temas que foram usados como vinhetas de publicidade no Brasil nos anos 70, como quem tem mais de quarenta certamente irá lembrar, com prazer.

Mister Hayes, com sua voz grave e grande talento como músico, também criou um estilo sensual de música que acabou influenciando gente como Barry White e tantos outros. Pois ele nos deixou no domingo, dez de agosto, apenas dez dias antes de completar 66 anos. Para quem quiser ter uma idéia do tamanho dessa perda, recomendo o DVD Live At Montreux 2005, lançado no Brasil pela ST2 no ano passado.

Ele dá uma geral em hits como Don’t Let Go, Walk On By (que deveria deixar o patético Ed Motta com vergonha de ter assassinado essa mesma canção, de Burt Bacharach), Never Can Say Goodbye e a hipnótica Theme From Shaft, que foi interpretada até mesmo por Bart e Lisa Simpson. Ele também fazia a voz do Chief, do desenho para adultos South Park. E pode ser considerado o criador do visual cabeça raspada e cavanhaque. Outro filme disponível no Brasil com a participação de Hayes é o ótimo documentário sobre a soul music Only The Strong Survive

Confira Theme From Shaft:

[youtube]yG1PUlDfVQs&hl=en&fs=1[/youtube]