Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Garotas do Ruanitas tem talento e atitude

Por Fabian Chacur

 

Por razões profissionais, já escrevi centenas de press-releases de apresentação de artistas de todos os gêneros musicais. Uns são legais, outros nem tanto, mas sempre encaro esses compromissos de forma séria, procurando transmitir o que de melhor cada um desses profissionais tem para oferecer, e apresentá-los de forma digna e respeitosa. Em 2008, tive a honra de escrever o release do primeiro CD do grupo Ruanitas. Auto-intitulado, trata-se de um trabalho delicioso de se ouvir. Não se perde em pretensão excessiva, embora conte com requintes em termos vocais e instrumentais, e se vale de temas do dia-a-dia, como relacionamentos afetivos e vida cotidiana, sempre de forma descontraída e sem papas na língua. O legal é que se trata de uma banda formada apenas por garota, algo não tão freqüente no Brasil quanto deveria ser. Tay Dantas (voz, violão, gaita e tin whistle), Jane Soren (violino, teclados e vocais), Luciana Guessa (baixo e vocais) e Cláudia Moreno (bateria, percussão e vocais) conseguem aliar talento, entrosamento, criatividade e beleza com rara eficiência. Vaza!, faixa que abre o CD, integrou a trilha 2008 do seriado Malhação, da Globo, e dá uma idéia de como elas atuam: bases acústicas, guitarras ao fundo, vocalizações sempre muito bem colocadas e refrões contagiantes. O lado mais idealista surge em Tudo Se Resolve e Revolução. O lírico em Os Segundos, canção que abre com citação do solo de A Writer Shade Of Pale, hit do grupo britânico Procol Harum e é dedicada por Tay a seu pai, falecido há não muito tempo. Perdeu Playboy, Agora é Assim e Deixa a Minha Vida em Paz batem duro nos namorados folgados. E por aí vai. E vai bem. Para quem não sabe, as Ruanitas já lançaram um disco anterior, com o nome Acústika. Ruanitas é um CD bom de se ouvir, mesmo não mudando a cotação do dólar ou a história do rock and roll. E daí? Dando prazer ao ouvinte, o resto é detalhe.

 

Endereço das Ruanitas no My Space:

 

www.myspace.com/ruanitas

 

4 Comments

  1. adorei a banda! achei q pode mudar a história do rock feminino pq vi uns videos delas ao vivo tocando ainda como Acustika e mew, as mina mandam ao vivo…
    a musik q + gostei foi tudo se resolve
    e parabens pelo blog mto informativo!

  2. Caro Lucas: também aposto nas Ruanitas. Se tiverem cabeça e paciência, podem ir muito longe. E o presente delas já é bastante elogiável. Muito obrigado pela força e pela visita, e volte sempre!!!! Grande abraço!

  3. A BANDA RUANITAS FEZ-ME RECORDAR MAMONAS ASSASSINAS, TORNEI-ME FÃ ATRAVÉS DA ENTREVISTA MEMORÁVEL, DO DIA 15/05/2009, DADA NO PROGRAMA DO JÔ SOARES.

  4. Elas arrebentaram, não é mesmo, Ubirajara? Essas meninas são ótimas, e tomara que consigam o sucesso que merecem. Muito obrigado pela visita, e volte sempre que puder/quiser! Grande abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑