Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

O velho e bom The Cure de sempre

Por Fabian Chacur

 

Nada melhor do que conferir o mais recente trabalho de um grupo do qual você gosta muito e chegar à seguinte conclusão: mais um ótimo item para a sua discoteca. Eis o que penso sobre 4:13 Dream, novo álbum de inéditas do The Cure após quatro anos. Nele, o som é o que poderíamos considerar uma espécie de síntese de tudo o que a banda fez de bom nesses quase 30 anos de trajetória artística. No comando, com mão de ferro e personalidade forte, o velho e bom Robert Smith de sempre, cantando com aquela voz apaixonada, valendo-se de timbres ora psicodélicos, ora quase hards, ora quase punks na sua guitarra personalizada e também acrescentando os poucos sons de teclados contidos no CD. A seu lado, dois antigos parceiros, os ótimos Simon Gallup (baixo) e Porl Thompson (guitarra), além do um pouco mais recente (e também ótimo) Jason Cooper (bateria, percussão e loops), que apresentam um entendimento preciso/precioso com Smith. Nada de jogar notas fora, ou exagerar em virtuosismos. O formato canção sempre vem na frente, e todos atuam no intuito de valorizar cada uma delas. As 13 novas faixas ecoam momentos anteriores, mas sem soar como cópias xerográficas banais. Nada de flertes com sonoridades da moda, ou com astros no topo das paradas. Fazer “mais do mesmo” e ainda assim soar atual e cativante é façanha que poucos tem a manha de concretizar. E Robert Smith é um desses sujeitos. 4:13 Dream invade nossos sentidos de forma gostosa, envolvente, concisa e precisa. Tipo do trabalho bom para quem é fã, e também capaz de servir como boa apresentação de que tipo de banda o The Cure é. Das boas e essenciais.

 

Ouça Underneath The Stars, do novo CD, ao vivo em Roma:

 

http://br.youtube.com/watch?v=O6K4K7khCVU&feature=PlayList&p=3EFC2E905FB2AD37&index=0&playnext=1

 

4 Comments

  1. Uma das minhas bandas preferidas…Não consigo parar de gostar de “just Like Heaven”, a música que marcou minha adolescencia!
    E realmente este álbum é ótimo!
    Parabéns pelo blog. Leio sempre!

  2. Muito obrigado pelo elogio e pelas frequentes visitas, meu caro Fernando. Adoro o Cure desde sempre, e essa música Just Like Heaven é realmente sensacional. Grande abraço,e volte sempre que puder/quiser!!!!!

  3. Olá Fabian e Fernando!

    Também gostei muito desse último trabalho.

    Aproveito e convido-o a conhecer nossa banda tributo a eles.

    Em http://www.interlude.com.br

    Abs!
    Samuel

  4. Vou conferir, sim, Samuel. Parabéns pelo bom gosto de fazer covers de uma banda tão boa como o The Cure, e boa sorte nessa empreitada. Grande abraço, e volte sempre!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑