Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Velvet Underground em seus mínimos detalhes

Por Fabian Chacur

 

O formato rough guide é um dos mais interessantes lançados nos últimos anos, em termos de livros sobre música. Trata-se de uma espécie de mini-enciclopédia cujo objetivo é dar uma geral sobre a carreira de bandas e artistas seminais para a história do rock. Já foram lançados títulos sobre os Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd e Bob Dylan, entre outros. Confira mais lançamentos em www.roughguides.com . O tamanho é hiper prático para se levar por aí, e o preço, também bastante recomendável. O primeiro a entrar em minha coleção é o dedicado ao Velvet Underground. Assinado pelo consagrado crítico Peter Hogan, trata-se de um mergulho na carreira de uma das mais importantes e influentes bandas da história do rock. São considerados precursores de gêneros como o pós-punk, rock gótico, new wave e diversos outros, além de ter sido a banda na qual surgiram dois nomes posteriormente consagrados, o cantor e guitarrista Lou Reed e o cantor, músico e produtor John Cale. Também foram figuras fundamentais no VU o guitarrista Sterling Morrison, a baterista Maureen “Mo” Tucker, a vocalista Nico e o baixista e vocalista Doug Yule. Existe uma frase clássica sobre eles: venderam poucos discos na época em que estiveram na ativa (entre 1965 e 1972, com um rápido retorno em 1992-93), mas quem os comprou acabou montando suas próprias bandas. O livro de Rogan esmiúça esse legado, com seções dedicadas à história do grupo, a seus discos, suas canções, vídeos e livros, além de também detalhar as posteriores carreiras solo. Tem até uma mapa da cidade de Nova York, onde eles atuaram, com a localização dos locais mais importantes em sua história. Tudo hiper bem organizado e de fácil consulta, e com textos analíticos e isentos. Pena que, por enquanto, só seja encontrado em inglês, sem perspectivas imediatas de edições em português.

 

Vídeo para a canção Venus In Furs, do Velvet Underground:

 

http://br.youtube.com/watch?v=AwzaifhSw2c

2 Comments

  1. Fabian , ainda não vi esse lançamento . O Velvet faz parte daquele famoso clube ” como é duro antecipar tendências” . Mas , alguém tem que fazer o serviço “sujo” . Dentro desse minimalismo elevado à perfeição pelos Velvets , até a sua adorada Mo Tucker se encaixa como uma luva . Isso é pra poucos .

  2. Comprei esse livro na Saraiva do Shopping Eldorado, pela bagatela de R$ 38,00 , mais barato do que livro nacional. Realmente é bem duro antecipar tendências, mesmo. Eles fizeram muitas coisas legais, mas um de meus discos prediletos da banda é o póstumo V.U. (1985), curiosamente o mais vendido entre todos. Realmente, a Mo Tucker só daria certo mesmo em um grupo com essa concepção, pois de resto, a moça tem uma técnica beeeeeem sofrível. Mas o importante é que, no VU, ela se encaixava feito luva, e um bom grupo nem sempre só conta com músicos superdotados. É a soma das partes que importa. Grande abraço, meu caro, e obrigado pela visita qualificada de sempre!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑