Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Alanis Morissette, a Lucélia Santos do rock

Por Fabian Chacur

 

Quando se tornou uma figura de proporções mundiais no universo do rock, associei imediatamente Alanis Morissette a Lucélia Santos. Inicialmente, pelas evidentes semelhanças físicas entre ambas – baixinhas, cabelos imensos, vozes ardidas….. Com o tempo, as similaridades aumentaram. As duas tem fama de chatas, bem chatas, e possuem detratores na mesma medida de fãs, que as seguem de forma quase evangélica. Um aspecto, no entanto, chega a ser, sem querer fazer um trocadilho daqueles, irônico: elas continuam sendo lembradas por seus trabalhos iniciais. No caso da atriz paulista, a novela Escrava Isaura. E no da cantora e compositora canadense, o álbum Jagged Little Pill, que vendeu milhões de cópias a partir do seu lançamento, em 1995. Deste então, a moça continua na ativa, mas investindo em um mais do mesmo que não entusiasma muito. Seu show, realizado na noite de ontem na Via Funchal (SP) provou de forma eloqüente que seu fã-clube continua grande e entusiasta, e que o CD que lhe deu a consagração serve para salvar a pátria, com oito de suas doze canções incluídas no repertório. Alanis soa como alguém que está fazendo terapia, especialmente devido a sua voz gritada e ardida, ou quando sacode a imensa cabeleira de forma alucinada, ou ainda ao girar em torno de si própria, em alta velocidade. Neste último caso, temos a nítida impressão de que estamos vendo a célebre cena do filme A Profecia (a versão original), e dá medo. Muito medo. Mas o público gosta, especialmente quando a moça sopra o raio da gaita, que toca mal e porcamente. A autora de You Oughta Know deve ser fã de Kashmir, do Led Zeppelin, pois tem umas cinco músicas semelhantes a essa, incluindo a pentelha Uninvited, que marcou sua entrada no palco, ovacionada pelas mais de cinco mil pessoas presentes. Bem, para quem já teve a manha de fazer o papel de Deus no cinema, tudo é possível e aceitável. Pronto, a moça está no meu currículo de shows. Espero não ter de ver outra performance dela….

 

Veja, se tiver coragem, Alanis ao vivo com Uninvited:

 

http://www.youtube.com/watch?v=FjTB6EG3xGo

 

11 Comments

  1. Chora que eu te escuto Chacur!

    Lembrando de que eu tinha quase 15 anos quando o Jagged Little Pill estourou e tudo quanto era lugar tinha alguém cantando a música da moça, posso dizer que achava ela uma chata de mão cheia.

    Você teve muitaaaaa coragem, mas muuuuuita mesmo e paciência em ir ontem e conferir in loco.
    Bem que poderia esperar e estrear seu 2009 com um show de Peter Murphy e voltar para casa mais bem humorado.=)

    Saudações.

  2. Profissionalismo acima de tudo, Carla!!!! Tinha de conferir a moça ao vivo para poder ter uma opinião própria. Foi duro, mas valeu a pena, apesar dos pesares. Tudo de bom, e obrigado pela visita!

  3. vladimir rizzetto

    February 4, 2009 at 11:02 pm

    Bonitinha, mas ordinária…

  4. E bota ordinária nisso, Rizzetto…rsrsrsrs Grande abraço!!!!

  5. PÉÉÉÉÉÉSSSIIMAAAAAAAAAAAAA COMPARAÇÃO!
    Eu diria que vc é horrivel em comparar as pessoas.
    Me desculpe mas vc me pareçe uma pessoa tão bem informada e escreve isso no teu blog!
    uHAUhHAUha Lucélia Santos nem se compara com Alanis.
    É impossivel até tentar imaginar.
    *Espero não ter que ver mas nenhuma de suas comparações*
    Quase como as tuas palavras, mas com as minhas pra vc.
    Quando for comparar alguem, que sejam ao menos PAREÇIDAS.

  6. Eu acho que as duas se parecem. Você, não. A vida segue em frente, sem mortos, nem feridos. E parecidas se escreve com cê, e não cê cecilha, minha cara, o que dói ainda mais nos olhos quando escrito em maiúsculas…….. E para não ver mais minhas comparações, basta não aparecer mais por aqui, embora seja bem vinda se o fizer. Bjs e tuuuuudo de bom!!!!

  7. Caramba, tu massacrou a Alanis Morissette. Eu gosto de hard rock, como whitesnake, deep purple, ac/dc…..grunge tbém, como pearl jam, alice in chains, soundgarden…e clássicos como, led zepellin, black sabbath, beatles, stones, who…e sinceramente, não sei o que me faz ouvir e gostar das músicas da Alanis Morissette. Atualmente ela é a cantora que mais gosto, depois daquela do extinto RBD, Roberta.

  8. Caramba, tu massacrou a Alanis Morissette. Eu gosto de hard rock, como whitesnake, deep purple, ac/dc…..grunge tbém, como pearl jam, alice in chains, soundgarden…e clássicos como, led zepellin, black sabbath, beatles, stones, who…e sinceramente, não sei o que me faz ouvir e gostar das músicas da Alanis Morissette. Atualmente ela é a cantora que mais gosto, depois daquela do extinto RBD, Roberta. q gostosa e q gata ela é.

  9. A Alanis até tem coisas boas, e possui inegável personalidade. Mas o show dela me deixou realmente apavorado ehehehehehe Curto mais os outros grupos que você citou, todos ótimos. Grande abraço, tuuuuuudo de bom, obrigado pela visita e volte sempre!!!!

  10. Aninha Schuch

    July 31, 2019 at 1:35 pm

    Já que é pra comparar… pensei em uma boa comparação: Alanis e Roberto Carlos. Ele também sobrevive graças aos seus sucessos de antigamente, mas ainda arrasta multidões pra seus shows. Isso acontece com váááários artistas musicais, o que me parece demonstrar que os sucessos de hoje em dia são bem menores e mais efêmeros. Mas concordo que Alanis teve seu auge no fim dos anos 90. Mas gostava muito dela, por me identificar com as letras, e fui num show dela em 2012, em São Paulo. E estava cheio!!

  11. Fabian Chacur

    July 31, 2019 at 2:54 pm

    Ela tem o seu valor, sem sombra de dúvidas, Aninha. Legal o seu comentário! Tudo de bom, obrigado pela visita e volte sempre que puder ou quiser!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑