Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Iron Maiden e a teoria do condomínio musical

Por Fabian Chacur

 

José Carlos Damiani, grande amigo e ex-proprietário da saudosa loja Nuvem Nove Discos, criou uma teoria genial, a do “condomínio musical”. É mais ou menos assim: tem astros que vem tanto ao Brasil que dá para acreditar que os mesmos, na verdade, nunca saem daqui. Eles morariam em um condomínio de luxo, na região de Campinas, e ficariam por lá, freqüentando a piscina e tomando seus drinques, até que surgissem novas turnês. Nesse momento, fingiriam vir do exterior, fariam seus shows e depois, condomínio de novo. O mesmo teria setores. No da soul music, Billy Paul e Dionne Warwick. Do do heavy metal, Iron Maiden (foto), Uriah Heep e Scorpions. No do hard rock, o Deep Purple. No do punk, Marky Ramone. E por aí vai. O calendário de shows para 2009 prova que o Zé Carlos pode ter descoberto a verdade, que está lá fora, como diria o lema de Arquivo X. No dia 15 de março, teremos no Autódromo de Interlagos o Iron Maiden, em seu show anual. Nos dias 6 e 7 do mesmo mês (na Via Funchal), será a vez do Deep Purple, que demorou 23 anos para nos visitar pela primeira vez (o que ocorreu em 1991). Mas gostaram tanto que, toda hora, estão de volta. O Kiss, a banda mais superestimada da história do rock, retorna ao Brasil para show no dia 7 de abril na Arena Anhembi. Haja Deus agüentar mais língua enorme, mais sangue de mentirinha, mais rocks de quinta qualidade……. Mas vai lotar. Quem também já garantiu lugar no “condomínio” foi o Riders On The Storm, novo nome para o The Doors Of The 21st Century (toca em São Paulo no dia 18 de abril), grupo que interpreta o repertório dos Doors e inclui dois de seus integrantes originais, Ray Manzarek (teclados) e Robbie Krieger (guitarra). O vocalista, agora, é um tal de Bret Scollin, ex-integrante do The Fuel e substituto de lan Astbury, do The Cult. Também estão na agenda para retornar ao país o Heaven And Hell (na verdade, o Black Sabbath com o Dio nos vocais, que já nos visitou em 1992), o A-ha e o The B-52’s. E tem mais: Liza Minelli e Julio Iglesias, sendo que esse último volta ao Brasil pela terceira vez em menos de um ano. Moram ou não moram no condomínio?

 

Iron Maiden interpreta Run To The Hills no Rock In Rio em 2001:

 

http://www.youtube.com/watch?v=K7ToNJHgp-w

 

12 Comments

  1. Fernando Lazzari

    February 6, 2009 at 2:54 pm

    Ah, ah, ah!!!!! Demais o texto!!! Nota 10…
    Acho apenas que o B52’s não não mora neste condomínio, ou mora?

  2. Saudações!!!!

    Faltou na lista do punk, o Olga do Toy Dolls, ele vem pela trilhonésima vez, em carreira solo, mas cantando somente coisas do Toy Dolls(por isso não entendo esta carreira solo dele) e pela trilhonésima vez a abertura é do Lambrusco Kids…

    A saber:Foi confirmado e ele vem este ano.DE NOVO.Com o show do Lambrusco kids.De novo.E eu repeti o texto, DE NOVO, para fazer jus aos repetecos das bandas em questão.

  3. vladimir rizzetto

    February 6, 2009 at 11:55 pm

    Muito bacana a analogia, e um tanto sacana também!
    Em relaçao ao Iron Maiden, eu gostaria de dizer que eles são uma banda que tem um relacionamento estreito e de muito respeito com o público brasileiro, e, cabe lembrar que já lançaram disco ao vivo oficial do segundo Rock in Rio, DVD com extras do primeiro festival, e vários outros produtos também têm diversas citações do Brasil, seja em discos, ou DVDs dos principais shows que fizeram aqui em terras tupiniquins.
    Show business à parte, o Iron Maiden é uma das bandas mais dignas e coerentes do rock/heavy metal, pois mantiveram ao longo da carreira a mesma atitude em relação à sua música e a indústria fonográfica, sem nunca se venderem, exatamente o contrário do que fez, por exemplo, o Metallica que em determinado momento baixou as calças para o establishment!
    Outro ponto que convém observar, é que muitas bandas descobriram tardiamente que o Brasil é um mercado e tanto, daí o fato delas viverem nos “condomínios”, hehe!
    Sobre o Kiss, eu queria dizer que não penso desta forma, entendo que a banda participa de forma relevante dos primórdios do que mais tarde viria a ser o heavy metal, pois discos como Destroyer, Rock and Roll Over e Alive, só para citar alguns, são discoteca básica do gênero. Mas, qual seria então, o problema do Kiss, se é que ele existe? Porque o Kiss incomoda os mais puristas? Tenho uma convicção e definição do que é o rock ou rock and roll para mim: um estilo que se caracteriza muito mais pela atitude, do que a música propriamente, mas sem exageros, ok! Rock verdadeiro para mim é aquele que fala mais às entranhas e à genitália do que propriamente ao cérebro, rock é contravenção, celebração, pulsação, eletricidade e atitude, e melhor anda se for obsceno!
    Prefiro muito mais ouvir o saudoso Bon Scott cantando sobre garotas e bebedeiras ou ainda, ver o Mick Jagger pulando e rebolando no palco cantando “I can’t get no Satisfaction”, do que ver o Bono Vox posando de paladino dos oprimidos.
    Viva a doce marginalidade!
    Outro ponto que devemos destacar é o seguinte: o que o Kiss oferece, o que eles estão vendendo? Seria a mesma coisa que o Black Sabbath, Free, Led Zeppelin ou Pink Floyd ofereciam? Claro que não, o Kiss vende balbúrdia e sempre foi, essencialmente uma banda de palco, o seu habitat natural e, desta forma eles construiram a sua mística. Resumindo: o problema todo é que o Kiss é levado muito à sério, coisa que não deveria acontecer! Enfim, não tenho a menor pretensão aqui, em provar que o Kiss é bom ou não, meu objetivo, é apenas situá-lo no universo rock, eles apenas ocupam um espaço que existe, e além do mais, cada um tem seu gosto, certo? Entretanto, se me perguntarem o que eu acho hoje e agora do Kiss, direi que eles ficaram caricatos de si próprio, pois não dá para ficar fazendo a mesma coisa na casa dos 60 anos!
    Mas, calma lá, não sou tão radical assim! Admito que há também, bastante lugar para coisas mais articuladas ou até mesmo um pouquinho elitizadas, desde que com qualidade e classe, como por exemplo, o grande Doors, que era ao mesmo tempo, poético, agressivo e obsceno, ou como disse certa vez, Ray Manzarek: carnívoros numa época de vegetarianos! Ah, não nos esqueçamos do maior dos trovadores do Rock: o genial Neil Young, que criou uma série de clássicos contestadores com uma simplicidade singular que só os gênios têm!
    Bom, é isso, caro Fabian, desculpe por escrever tanta baboseira…
    Grande abraço e domingo, detonemos as sardinhas no Palestra!

  4. Ótimos comentários, pessoal. Lazzari, o The B-52’s pode virar integrante do condomínio, mas ainda não é, embora já seja a sua terceira passagem pelo Brasil ehehehehe Olga devidamente incluído em sua “carreira-solo”, Carla….Insistente o cara!!! Será que quer tomar outra porrada na cara em pleno palco, como ocorreu em show do Toy Dolls no final dos anos 80, no extinto Projeto SP? rsrsrsrs E quanto aos seus argumentos, Rizzetto, são todos altamente respeitáveis, especialmente os referentes ao Iron Maiden. Quanto ao Kiss, acho que um dos problemas é que ELES se levam a sério……rsrsrsrsrsrs E pode escrever à vontade, cara, o espaço é nosso, ainda mais escrevendo tão bem como você!!!!!! Grande abraço, e obrigado pelas visitas!!!!!

  5. vladimir rizzetto

    February 7, 2009 at 8:29 pm

    Fabian, que bom que eu não irritei você e mais ninguém com este “tratado” que “escrevi” acima!
    Tem outro cara que vivi no condomínio: Lenny Kravitz, se bem que ele vem muito mais a passeio do que outra coisa.
    Sabe outra coisa que eu esqueci de dizer: que o Kiss é engraçado, e nissa, eu concordo com você, pois eles são fanfarrões, no melhor sentido (não adianta, eu sou um fã cabeçudo…)
    Obrigado pelo elogio, mas eu não mereço…
    Grande abraço

  6. vladimir rizzetto

    February 7, 2009 at 8:30 pm

    Correção:
    Onde se lê vivi, leia-se VIVE
    Dá-lhe Mobral…

  7. vladimir rizzetto

    February 7, 2009 at 8:44 pm

    Nossa, vou voltar ao pré-primário…
    Escrevi a palavra coisa duas vezes…, e onda está “nissa”, por favor, leiam NESSA. Acho que é fome!

  8. Acontece nas melhores famílias, Rizzetto, relaxe!!!! E merece os elogios, sim, deixe de ser humilde demais!!! Grande abraço, e obrigado pelas visitas.

  9. Putz, não da para entender….Quando as bandas ou artistas não vem
    ao Brasil, nego fica por ai reclamando, quando vem, é pq vem muito, mora em condominio, etc….ô brasilzinho viu…..

  10. Caro Paulo, não seja politicamente correto e encare este post com bom humor. Esse país é ótimo exatamente pela diversidade de opiniões, ritmos etc. Já imaginou se todos pensassem como você, como o mundo ficaria chato? Ou se todos pensassem como eu? Tô fora!!!!!! Grande abraço e obrigado pela visita.

  11. Como assim politicamente correto?????Só estou argumentando q
    é extremamente CHATO ficar criticando bandas ou artistas só pq
    vem com alguma frequencia aqui para a selva,e em nenhum momento
    eu exigi q pensassem como eu, e nem quero q isso aconteça, pois
    não sou como vcs(e nem tenho a pretensão de ser)os tais “Formadores de opinião”.

  12. Beleza, Paulo, fica o registro da sua opinião, e continuo com a minha. Muito obrigado pela visita, e tuuuuuudo de bom!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑