Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

O Rei da Censura ataca de novo, mora!

Por Fabian Chacur

 

Sou fã do Roberto Carlos desde moleque, e considero o que ele gravou entre 1964 e 1980 obrigatório para quem deseja conhecer uma das melhores obras no universo da música pop brasileira. Registro feito, acho odiosa essa tendência que o cantor, compositor e músico capixaba tem tido nos últimos anos de querer censurar como um ditador de república das bananas o que se escreve sobre ele. Após conseguir, de forma absurda, tirar do mercado (com direito à destruição de livros!) Roberto Carlos Em Detalhes, excepcional biografia feita por Paulo César de Araújo e na verdade um grande e belo tributo ao autor de Emoções, ele agora ataca de novo. Desta vez, proibiu nova publicação de uma entrevista que concedeu ao mitológico jornal O Pasquim em outubro de 1970, na reedição do livro/coletânea O Som do Pasquim, lançado originalmente em 1976 e reeditado agora pela editora Desiderata com o intuito de iniciar as comemorações dos 40 anos da publicação alternativa que marcou época no Brasil. Tudo bem que, desta vez, ele não ficou sozinho, pois Maria Bethânia e Ângela Maria também entraram nessa. Mas o meu foco aqui é o Roberto. Para azar dele, há quem, como eu, tenha a versão original de O Som do Pasquim. Reli a matéria novamente, e sabem o que vi que justificasse tal atitude? Nada. Ou o fato de ele admitir que já havia transado com fãs antes do casamento com Nice seja algo que deva ser omitido das novas gerações? Ou o fato de ele ter falado alguns palavrões (maquiados na edição da matéria com asteriscos)? Ou ainda de dizer que era católico, mas não praticante? Que absurdo! O que ele não percebe é que, ao agir desse jeito nazi-fascista, dá poder aos outros a que façam o mesmo com ele. Que tal, por exemplo, as gordinhas do país se unirem para proibir a canção Coisa Bonita e tirar os discos contendo a mesma do mercado? Afinal, chamar alguém de “coisa” não soa exatamente como elogio, não é mesmo? Fica lançada a idéia. Mais uma vez, senhor Roberto Carlos Braga, vossa excelência parou na contramão. No pior sentido da frase.

 

Tenha paciência e confira a terrível Coisa Bonita, ao vivo:

 

http://br.youtube.com/watch?v=i_lPvmwhank

 

11 Comments

  1. Bom dia!

    Independentemente de quem cometa tal fato,(apesar que eu ADORO avacalhar com o Roberto Carlos) quando você torna uma personalidade pública, você fica exposto e desnudo de uma certa forma.Sou contra de qualquer tipo atitude autoritária, ainda mais sem argumentos, torna-se no mínimo infantil.Não quis ter fama?Não trabalhou para isso?Tudo tem seu preço amargo….Acho que o Rei esqueceu-se…ou faz questão de parecer que nasceu ontem.

    E esta idéia de processar o Roberto já tinha alguns anos rsrsrsrs, gordinha eu não sou, mas usava óculos justamente quando lançou a música sobre as mulheres de óculos…..Pelo menos nessa, as mulheres não viraram “coisa”.

    Saudações Chacur!

  2. Acho que o Roberto Carlos passou do limite nesses dois casos, e merece ser duramente criticado por esses repentes de censor de regime de exceção. Nota zero para ele, mora!!! Obrigado pela visita, e tudo de bom!!!!

  3. Concordo em gênero , número , e grau , com tudo o que foi dito . Claro que essas mesquinharias jamais vão apagar o valor daqueles trabalhos dos primeiros anos , mas que causam um tremendo mal-estar , isso é inegável . Depois que o bicho nasce, não dá pra por de volta na casca . Você pode se arrepender de “enganos” de diversos tipos , e melhor ainda , tentar melhorar o que quiser na sua vida . Mas nada apaga o que foi feito . E quem precisa disso ? É assim que se aprende .

  4. Acho que é por aí, Covoes. Senão, dá a impressão de que Mr.Carlos quer tornar real o pesadelo exibido no livro 1984, no qual o passado é constantemente alterado nos arquivos, como forma de ser adequado aos desejos dos ditadores de plantão. Toc, toc, toc!!!!! Grande abraço!

  5. vladimir rizzetto

    February 3, 2009 at 1:23 pm

    Fabian, qual é o disco do Roberto, do início da carreira que não foi lançado em cd até hoje, pelo fato dele ter vetado, devido ao teor de algumas letras que ofenderiam a fé cristã? Procede isto, ou é lenda?
    Abraço

  6. O disco é o seu primeiro LP, que tem como título Louco Por Você, do ano que eu nasci (1961). Tenho uma cópia pirata em CD, e o disco é bem ruinzinho, o que, no entanto, não justifica o fato de o mesmo não ter sido relançado. Tive a oportunidade de perguntar a ele em 1988, em uma entrevista coletiva, o porque desse não relançamento, e ele deu uma resposta evasiva, dizendo que um dia o mesmo seria relançado, o que não ocorreu e, creio eu, nunca ocorrerá. Uns dizem que é por causa de o mesmo ter muitas músicas do falecido Carlos Imperial, agitador cultural que teve muita influência na música dirigida aos jovens do final dos anos 50 até meados dos 70. Outros, pelo fato de Roberto desafinar em uma das faixas. Vai saber…..Grande abraço, e obrigado pela visita, Rizzetto!!!!!!

  7. vladimir rizzetto

    February 4, 2009 at 10:58 pm

    Valeu, Fabian!
    Como o Roberto Carlos é esquisito… Estas atitudes dão margem para tantas interpretações…
    Mais esquisito que ele só o Marilyn Manson, a diferença, é que no caso dele sabemos que é puro marketing!

  8. Um dos caras mais esquisitos que existem no show business brasileiro e, quiçá, mundial. Grande artista, carismático, mas que há muito não faz um disco à altura de seu talento, e que é capaz desse tipo de censura besta……O pior é que tem quem concorde com ele….fazer o que? Protestar!!!! rsrsrsrs Grande abraço!!!!!

  9. eu acho que a censura do Roberto Carlos é mais marketing do que preservação de sua vida pessoal mas ele continua o rei.

  10. apesar de ser um grande cantor romantico tem suas manias, ele não gostava de usar roupa marrom não usava a palavra de sentido negativo e descobriu que suas manias na verdade é uma doença chamada toc que cria manias e simpátias exageradas.

  11. sou seu fa desde de crianca hoje sou um pai de filhos e para te omejeniar coloquei o nome do meu filho roberto carlos gostava de poder conhecer pessoalmento eu sou portugues

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑