Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Homenagem a Djavan é irregular como o próprio

Por Fabian Chacur

 

Djavan Caetano Viana completou 60 anos de idade no dia 27 de janeiro deste ano. Como forma de homenageá-lo, e também iniciando as comemorações de seus 40 anos de existência, a gravadora Som Livre acaba de lançar Djavan Por Eles e Por Elas. Trata-se de uma coletânea com dois CDs contendo releituras de canções do cantor, compositor e músico alagoano, um com cantores, outro com cantoras. Os discos podem ser encontrados de forma separada, ou em embalagem luxuosa com direito a encarte com letras. Curiosamente, o resultado dessa compilação acabou sendo extremamente fiel ao perfil da obra do homenageado. Desde o início de sua trajetória artística, nos anos 70, Djavan tem como características ser um excelente cantor, exímio violonista e ótimo compositor que, no entanto, peca por uma freqüente auto-indulgência, do tipo “como é lindo o meu umbigo”. Resultado: da mesma forma que compõe e grava discos elogiáveis, também nos proporciona obras insossas do tipo “mais do mesmo”. Essa mesma irregularidade marca o repertório dos dois discos. Das 28 faixas, 16 foram lançadas nos CDs do Songbook dedicado ao artista pelo selo Lumiar, do saudoso Almir Chediak. As restantes vieram de fontes distintas, todas já saíram anteriormente. No lado masculino, brilham Caetano Veloso com Linha do Equador, Tim Maia em Oceano, a Banda Eva em Se..., Os Paralamas em Açaí, Orlando Morais com Azul e Lenine, em Maçã do Rosto. Ed Motta representa bem o lado auto-indulgente de Djavan em medonha releitura de Samurai, Zé Renato se mostra pouco à vontade em Fato Consumado e Moska detona Topázio. A ala feminina tem como destaques a delicadeza de Zélia Duncan em Cigano, a classe de Beth Carvalho em Flor de Lis, uma Elis Regina faceira em Samba Dobrado, a vibração da saudosa Cássia Eller em Pétala e a sensibilidade de Gal Costa em Faltando Um Pedaço e Nana Caymmi em Meu Bem Querer. A “grande irmã” Ivete Sangalo estraga Tanta Saudade, enquanto Zizi Possi e Sandra de Sá soam menos inspiradas do que o habitual em, respectivamente, Capim e Sina. Djavan Por Eles e Por Elas é uma homenagem irregular a um artista igualmente irregular.

 

Ouça em áudio Oceano, com Tim Maia:

 

http://www.youtube.com/watch?v=xJrNwAa4k-U

 

20 Comments

  1. Um pesadelo:Ouvir Djavan cantando com o Orlando Moraes a música AZUL.É pra sair correndo, sem pagar a conta hein?

    Outro pesadelo : participação de Ivete Sangalo em qualquer lugar.

    Mais um pesadelo: Ed Motta cantando qualquer coisa, inclusive Parabéns pra você é capaz de me irritar.

    To com medo, mas muuuuuito medo deste CD.

    Mesmo gostando do Djavan da metade dos anos 70, me parece que ele perdeu a mão em algum lugar do tempo.

    Saudações, Chacur!

  2. Alexandre Damiano

    April 2, 2009 at 2:20 pm

    hehehe
    que coisa…parece que os leitores do blog tem mais em comum do que se imagina.

    Carla,
    Perfeito. Ivete Sangalo chamando um taxi é capaz de me irritar.

    Ed Motta, é o seguinte. Se ele entendesse que é bem menos do que é de verdade e fizesse as coisas com mais simplicidade, as coisas seriam mais simples para todos.

    Djavan,
    Tem muita coisa legal…mas…

    abs
    Alexandre

  3. fabian chacur

    April 2, 2009 at 3:17 pm

    Se isso consola os dois, o Djavan não canta nessa coletânea, só entra com as músicas, eheheheheh Mas concordo em gênero, número e grau com suas opiniões acerca das figurinhas citadas…..O horror, o horror!!!! Mas confesso: eu simpatizo com o Orlando Moraes……

  4. Alexandre Damiano

    April 2, 2009 at 3:24 pm

    Dessa coletânea fiquei com vontade de ouvir:

    Paralamas e Cassia Eller, pois na minha modesta opinião, eles precisam fazer força para estragar alguma coisa.

    Sem citar evidentemente Tim Maia.

    Esse Orlando Moraes é o marido da atriz da Globo?
    acho ele meio estranho.

    abs
    Alexandre

  5. Preciso de óculos, tinha entendido que era um CD de duetos! ha ha ha.
    (e eu me perguntando em que século Elis tinha gravado dueto com Djavan(?), que viagem na maionese, rsrsrsrs.)

    O Orlando Moraes.Isso mesmo,Alexandre, marido da Gloria Pires.

    Fabian, você simpatiza com o Orlando Moraes, eu não tenho nada contra ele, mas já teve operadora de Telemarketing que me deixou na espera com música dele, acredite não foi nada legal.

    Com certeza, Tim Maia , Cassia Eller, são pontos altos.
    (Se eu fosse o Tim Maia daria uns petelecos naquele sobrinho, rsrsrs)

    Gente, não faltou aquele cara que queria ser a reencarnação DJAVAN?
    O Jorge Vercilo?

    Saudações.

  6. Alexandre Damiano

    April 2, 2009 at 8:49 pm

    Nossa Carla.

    Esse Jorge Vercilo é um horror…soa como banda cover.

    Alias, essa nova MPB é chata demais. Que me perdoem os que gostam.

  7. fabian chacur

    April 2, 2009 at 9:48 pm

    Jorge Vercilo, por incrível que pareça, creio que nunca tenha gravado música do Djavan, apenas gravou um dueto com o próprio em um de seus próprios discos. Seria engraçado ouvindo ele cantar Lilás, por exemplo…..aí, sim, seria o horror completo…..E tem coisas legais nessa tal de nova MPB, Alexandre, mas é preciso garimpar. No geral, soa como versão requentada da feita nos anos 60 e 70……..

  8. Alexandre Damiano

    April 2, 2009 at 10:46 pm

    Fabian,
    Acho que sua principal virtude é a benevolência rss..

    E a meu principal defeito é a preguiça de garimpar rss..

  9. Alexandre, Jorge Vercilo soa como banda cover de cover de cover.
    *duro de aguentar*

    Engraçado, Fabian, ele cantando Lilás?
    *MEDO*

    Sinceramente, eu não entendi ainda a nova geração de MPB.
    Engraçado que é formado pelo povo da minha geração e eu deveria entender, mas não entendi.Acredito que tenha coisas boas, mas ainda não houve nada que me chamasse atenção.

    Curiosidade: Fabian, sobre tendencias musicais como você descreveria os anos 00?Começamos no Tecno e terminamos nesta salada?
    Tivemos Alterna metal(2001/2003), um revival gotico nos idos de 2004/2005,EMO(2005/2006), o rock alternativo virou Indie, (2007-2009).

    Ai, Jesus, dificil de entender esta década hein?Sem identidade visual alguma.

  10. Se a década de 90 já não foi exatamente uma era de sonhos, essa de agora segue o mesmo rumo. Mas a minha resposta segue a dada à questão da tal “nova MPB”: se procurar, tem coisas boas, sim, e mais do que no exemplo anterior. Mas cara própria, aí já é pedir demais. Quem sabe a marca da década seja a “música grátis” proporcionada pela internet, e a falência das grandes gravadoras……….

  11. Alexandre Damiano

    April 3, 2009 at 12:27 pm

    Acho que sim Fabian…acho que a falência das grandes gravadoras é uma questão de tempo. Se o formato não for alterado.
    Temos que entender esse lance de baixar música pela internet.
    Se montarem um esquema legal, com tecnologia etc..pode funcionar.

    Carla,
    Perfeita a sua análise. Eu tb não entendo. e vou além, sem julgar ninguém…mas essa moçada que curte essas encrencas modernas só o fazem pq em sua maioria essas encrencas modernas nada tem a dizer. igual a eles.
    Sei que eu to parecendo o meu pai falando, mas essa juventude é muito chata.
    Se éramos a geração coca cola, eles são a geração “barrinha de cereal” e isso é muito chato. logo só podem ouvir musica chata.
    abraços
    Alexandre

  12. Na verdade, minha aposta é que os vários formatos irão conviver pacificamente, e quem vai escolher qual o melhor para si é o próprio consumidor. É com isso que as gravadoras majors precisam se acostumar, e se adaptar a essa situação. Com seus acervos maravilhosos, tem tudo para conseguir, se tiver gente com cabeça e tino comercial por lá…… Grande abraço!!!!

  13. Puts! O que me deu medo mesmo foi o que me causou ao ler esses comentários… Classificar de irregular um gênio como Djavan?! Mas é compreensível… Apenas pouquíssimas pessoas têm alcance para entender o mestre. Enquanto vocês criticam, milhões ouvem e se deleitam. Privilégio de Poucos…

  14. Caro Pierre, música é questão de gosto. Cada um tem o seu. Minha análise não pretende ser a verdade universal, assim como a sua opinião também não é. Mas em alguma coisa concordamos: algumas músicas deles são mesmo maravilhosas, e ele tem inegavelmente muito talento. Grande abraço, tuuuudo de bom, e sejamos felizes!

  15. Enquanto isso nos Estados Unidos e todo o mundo,as pessoas são fãs e reconhecem a musica e a genialidade de Djavan e Ed Motta… :/

  16. admin

    December 3, 2012 at 3:30 pm

    Democracia é bom por causa disso: cada um tem o direito de ter sua opinião e ninguém é dono da verdade. Grande abraço e tudo de bom.

  17. Djavanear: a fórmula:
    Conjugar todos os verbos no infinitivo.
    Infinitear.
    Infindo tear, puro afã, pura a fã.
    Modernizar: onde era Lilás,
    neologizar: Magenta
    pedras preciosas:
    onix
    pura fênix
    ágata
    a gata (pura fã)
    está feita uma letra do Djavan
    (estafeta: Claudio Foá (psicografista))

  18. Boa, Cláudio…rsrsrsrsrs Grande abraço e tudo de bom!

  19. qual artista no mundo com 20, 30 ou 40 anos de carreira não se mostrou irregular. o fato é que quarenta anos se passaram e djavan continua lotando seus shows e fazendo novos fãs. concordo que ele tem músicas pouco inspiradas ou totalmente sem sal, mas quem não as tem. tenho 39 anos e desde os meus 11, 12 anos considero esse cara o melhor cantor que já ouvi. talvez não seja, mas pra mim e um batalhão de gente é. irregular sim, mas muito acima da média de outros também.

  20. admin

    January 9, 2014 at 5:29 pm

    Oi, Cadu! Antes de tudo, muito obrigado pela visita, e valeu por sua opinião, bem respeitável e com a qual concordo. Se quiser, leia a entrevista que o Djavan concedeu a Mondo Pop, eis o link: http://www.mondopop.net/2012/10/djavan-volta-as-cancoes-proprias-em-novo-cd/

    Espero que você curta. Grande abraço, obrigado pela visita e tudo de bom!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑