Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Sandália de Prata mete até Paul McCartney no baile black

Por Fabian Chacur

 

Essa história é bem curiosa. Em 1980, Paul McCartney lançou McCartney II, segundo álbum no qual se incumbiu de todos os instrumentos (o primeiro, McCartney, saiu em 1970). Além das músicas incluídas no disco, ele também gravou outras, que acabaram como lados B de singles. O que continha a bela balada Waterfalls trouxe como B side a estranha Check My Machine. Com base eletrônica e batida dançante, Paul cantava na mesma com a voz em falsete e com tratamento eletrônico que a deixava beeeeeem peculiar. Sabe Deus como, essa faixa acabou se tornando um grande hit nos bailes black paulistanos. O sucesso foi tanto que a EMI, no Brasil, lançou-a no formato maxi-single, que era uma espécie de compacto do tamanho de um LP, o que fez com que esse disco virasse uma raridade disputada pelos colecionadores em todo o mundo. No final dos anos 80, um grupo paulistano de rap até gravou uma adaptação da mesma, intitulada de Check My Mix. Pois bem. Qual não foi a minha surpresa ao ouvir o grupo paulistano Sandália de Prata, em sensacional performance durante a noite de domingo no festival Conexão Vivo, em Belo Horizonte, tocando uma versão envenenada da pérola obscura do ex-beatle. O mais engraçado ocorreu quando a vocalista, a carismática Ully Costa, ofereceu um CD da banda para quem dissesse qual era o autor da música. Como ninguém sabia, paguei o mico, dei a resposta certa e faturei o single com cinco faixas do grupo. Oriundo de São Paulo, é integrado pela já citada Ully e por Carlinhos Creck (baixo), Sandro Lima (guitarra), Paulinho Sorriso (bateria), Marcelo Fernandes (sax), Will (trombone), João Lenhari (trompete), Tito (percussão) e Dado Tristão (teclados). O seu som é uma poderosa fusão de estilos típicos dos bailes black em Sampa City, como samba rock, funk de verdade, samba de raiz, soul, mambo e o que mais pintar. A metaleira come solta, a cozinha rítmica é salerosa até a medula, e o resultado é um permanente convite a dança, misturando repertório próprio com covers de craques do gênero como Jorge Benjor e até de Paul McCartney……

 

Sandália de Prata apresenta Check My Machine (Paul McCartney):

 

http://www.youtube.com/watch?v=U4GXGs3xquE&feature=PlayList&p=AF823F9099BF0097&playnext=1&playnext_from=PL&index=2

 

6 Comments

  1. vladimir rizzetto

    April 20, 2009 at 6:36 pm

    Fabian, não conheço a banda paulista em questão, mas o McCartney II eu conheço, e perdoe-me pela sinceridade, mas é a pior coisa que o Paul fez em toda sua carreira. Com excessão da balada Watefalls, o álbum é uma obscenidade de tão ruim, não se salva mais nada. Temporary Secretary é indescritível, inominável, é a pior música já feita por um ser humano.
    Grande abraço!

  2. Alexandre Damiano

    April 20, 2009 at 8:15 pm

    haha
    Ae FAbian, alguém gravou isso?

    dá-lhe Fabian!!

    hehehe parabéns!

    abs
    Alexandre

  3. Queria ter visto você dando a resposta…

  4. Rizzetto, concordo plenamente contigo, mas salvo mais duas músicas, além de Waterfalls: a irresistível Coming Up e a simpática One Of These Days (embora esta última tenha sido gravada de forma não muito satisfatória). A tal da Frozen Jap é tenebrosa…… Felizmente ninguém gravou, Alexandre, pois senão, seria o mico da década para mim…ehehehehehe E você não teria gostado de ver, não, Carla….mas valeu, pois o disco é ótimo!!!!! Abraço a vocês, e obrigado pela visita!

  5. Oi Fabian.
    Fiquei muito feliz ao entrar no seu blog e ter um lindo comentário ao nosso respeito.Espero que logo a gente volte a BH, onde fomos muito bem recebidos.
    Grande abraço,

    Ully e família Sandália de Prata

  6. Nooossa, que visita nobre aqui em Mondo Pop! Muito obrigado pelos elogios, Ully!!! Sua banda é ótima, tomara que consiga muito sucesso, pois merece! Eu também espero voltar logo a BH, pois estava lá a trabalho, e sou tão paulistano quanto o Sandália de Prata! Grande abraço para você, extensivo a todos os integrantes desse time vencedor!!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑