Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Biografia autorizada não esconde nada do Kiss

Por Fabian Chacur

 

Tem gente que bate na madeira ao ler em uma biografia a frase “oficial autorizada”. Com uma certa freqüência, podemos traduzir tal expressão por “só falando bem, e escondendo os podres”. Pois o grande mérito de Kiss Por Trás da Máscara- A Biografia Oficial Autorizada, de David Leaf e Ken Sharp (Companhia Editora Nacional) é exatamente ignorar tal máxima. Os altos e baixos de uma carreira que ultrapassa os 35 anos de existência são relatados aqui de forma franca pelos integrantes da banda, tanto os da formação original como os que entraram após. Também foram compilados depoimentos de empresários, produtores, músicos de apoio, roadies, astros do rock e do pop e quem mais pudesse dar boas opiniões e informações sobre a banda. Tudo sem censura. Só para que você possa ter uma ideia. Sabe como o baixista e cantor Gene Simmons define Music From The Elder (1981)? “Como um álbum do Kiss, eu daria zero. Como um disco ruim do Genesis, eu daria duas estrelas. Estávamos começando a perder o pé. Na verdade, o disco foi feito para os críticos”. E que tal uma opinião do cantor e guitarrista Paul Stanley sobre My Way, do disco Crazy Nights (1987)? “Acho que músicas como My Way estão em tons desnecessariamente mais altos. Eu estava tão animado com a minha extensão vocal (risadas) que virou mais um tipo de desafio para ver se eu conseguia alcançar tons mais altos. Às vezes, quando canto notas mais altas, os cachorros saem correndo pelas ruas”.

Kiss Por Trás da Máscara é dividido em duas partes. A primeira inclui entrevistas exclusivas feitas por David Leaf (autor de biografias dos Bee Gees e de Brian Wilson) em 1979 e nunca antes publicadas com Gene Simmons, Paul Stanley, Ace Frehley (guitarra) e Peter Criss (bateria), além de uma geral na história da banda através da visão dos músicos e dos outros personagens envolvidos. A segunda, capitaneada pelo músico e especialista em Kiss Ken Sharp, esmiúça cada disco, faixa a faixa, também através de depoimentos dos músicos, produtores etc. Kiss Por Trás da Máscara é uma das melhores e mais consistentes biografias já feitas, e pode ser considerada uma espécie de mini-enciclopédia sobre essa banda tão polêmica e influente. Além de tudo, deliciosa de se ler.

 

Videoclipe para I Was Made For Lovin’ You:

 

http://www.youtube.com/watch?v=HnqUAbGMjLI

 

15 Comments

  1. Ouvir Kiss muitas vezes é doloroso, porque lembra a minha amiga Karen que faleceu em março de 2004.Ela adorava tocar esta música.

    Por outro lado, eu lá não sou muito fã da banda, mas acho eles meio folclórico e divertidos.

    Se a biografia foi feita com esta honestidade, é válido, porque tem mais credibilidade e convence quem lê.

    Curiosidade:a banda (de um homem só) brasileira Seduced by Suicide tem uma versão de I was made for lovin´you totalmente dark….Uma versão meio Type O´Negative.
    http://www.youtube.com/watch?v=GgwvlWDo5i8

    Saudações, Chacur!

  2. Muito bom! KISS uma das maiores bandas do mundo, essa é uma banda que segurou a barra de conviver em grupo durante muitos anos, sem se separar.
    Sobre PAUL RODGERS nos posts abaixo, PAUL é um camaleão, não é de hoje que ele tem estas atitudes, e francamente é dificíl cantar musicas compostas por FREDDIE MERCURY,para cantar musicas com a melodia e a batida de freddie o cara tem que ter voz, e carisma.
    Qualidades que Paul não tem!
    Valew pelos posts Fabian

  3. Muito obrigado pela dica da versão diferenciada de I Was Made For Lovin’ You, Carla, é bem legal! E valeu pela visita, Igor. Se você é fã mesmo do Kiss, vai amar esse livro!!!! Grande abraço e obrigado aos dois pela visita!!!!

  4. Alexandre Damiano

    May 21, 2009 at 12:43 pm

    Fabian,
    Antes de qualquer coisa, obrigado. Em uma semana dois posts sensacionais sobre duas feras. Kiss e Mellencamp.

    Para mim, falar sobre o KISS é complicado. Sou um grande fan. Justamente por achar muito divertido essa mistura de rock e teatro.
    Acho injusto quando os críticos dizem que eles são mals músicos e que poucos discos se salvam. Quem conhece de verdade, ouvindo disco por disco, sabe que isso é exagero.
    Paul Stanley é um dos melhores vocalista de Hard Rock que eu vi.
    Ace Frehley é amado por uma legião de guitarristas.
    O KISS influenciou muita gente boa. Desde GArth Brooks até Sepultura.
    Isso sem falar na capacidade de ganhar dinheiro que eles tem. Especialmente na figura folclórica do Gene Simmons.
    Recomendo que escutem com atenção os 3 primeiros discos e principalmente o Alive, lançado em 75. Um dos melhores discos ao vivo que o mundo do Rock já viu.
    Mais uma vez, obrigado Fabian pela deliciosa leitura e oportunidade de escrever sobre esses mascarados que me acompanham desde 1980.
    abs
    Alexandre Damiano

  5. vladimir rizzetto

    May 21, 2009 at 4:01 pm

    Alguém aí falou de Kiss????????????????????????
    Alexandre Damiano, APOIADÍSSIMO!!!!!!!!! Também sugeriria Destroyer, Rock and Roll Over e o mais recente Psycho Circus.
    Alive I é para mim O MAIOR DISCO AO VIVO DE TODOS OS TEMPOS, sem exagero! Mesmo com todos seus overdubs (todo disco ao vivo tem overdubs!), ele capta com excelência a essência do Kiss, e, as músicas apresentam um frescor, energia e espontaneidades que desafiaram o tempo e permaneceram atualíssimas.
    Eu tenho esta biografia e também recomendo à todos. Entre tantas coisas interessantes, já comentadas pelo nosso baluarte, eu destaco o fato de podermos conhecer um pouco da personalidade de cada um, por exemplo: Gene é o verdadeiro empresário do grupo, Paul é o mais vaidoso, Ace é o mais rockeiro de todos, tanto na postura como na sua música e, Peter personifica como poucos a síndrome auto-destrutiva que acometeu a tantas celebridades.
    O mais legal de tudo, é poder conhecer curiosidades no processo criativo de cada música: Hotter Than Hell foi inspirada em All Right Now do Free, Hard Luck Woman foi composta para Rod Stewart(!), Hooligan, de Peter Criss, é autobiográfica, Deuce, foi inspirada em Bitch dos Stones, e tantas outras curiosidades imperdíveis para qualquer fã!
    Eu gosto demais do Kiss!
    Poucas bandas personificaram a razão maior de ser do rock and roll: celebração, irreverência e simplicidade e, riffs, muitos riffs seminais!
    Quando eu escuto aquela introdução de Alive e o riff inicial de Deuce, putz, dá vontade de sair quebrando tudo…(eu não tenho mais idade para isso…)
    YOU WANTED THE BEST? YOU GOT IT THE BEST, THE HOTTEST BAND IN THE WORLD… KISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!
    Até agora, foram só flores, mas eu queria dizer que considero Crazy Nights uma das coisas mais repugnantes já feitas no rock, o Kiss podia ter evitado esse “mico”…
    Ah, meio off-topic, mas, aí estão os melhores discos ao vivo, na minha humilde opinião. Ei-los:
    1)Alive, Kiss
    2)Made in Europe, Deep Purple
    3)Kick out the Jams, MC5
    4)Exit, Stage Left, Rush
    5)Made in Japan, Deep Purple
    6)Alive II, Kiss
    7)Frampton Comes Alive, Peter Frampton
    8)On Stage, Rainbow
    9)Free Live, Free
    Com toda certeza, depois de escrever esta lista, vou me lembrar de vários outros…
    Grande abraço, baluarte e amigos do Mondo Pop.
    Viva o Rock, viva o Kiss e viva o Palmeiras!

  6. vladimir rizzetto

    May 21, 2009 at 4:03 pm

    Nossa, gente, o meu “texto” está cheio de erros de redação… Desculpem, escrevi muito depressa.

  7. Alexandre Damiano

    May 21, 2009 at 9:25 pm

    Fala Rizzetto !!

    Concordo com 99% do que vc falou hehehehe

    Só não concordo com a opinião sobre o Crazy Nights.
    Acho um disco anos 80 muito bacana. Com boas músicas, como Turn on the night e Reason To Live.

    hehe o Fabian vai postar texto sobre o KISS aqui…agora dançou pois Fan de kiss é isso mesmo…a gente se encontra e tem papo para pelo menos 15 anos de conversa!!

  8. vladimir rizzetto

    May 22, 2009 at 9:50 am

    Fala aí, Alexandre!
    Sobre o Crazy Nights, eu sei que é meio polêmico, mas cara, eu não consigo gostar de nada dessa fase. Asylum, Crazy Nights e Hot in the Shade, são para mim os piores disco do Kiss.
    Quando eles lançaram Revenge, acho que recuperaram muito da antiga sonoridade, inclusive, Bob Ezrin, disse na ocasião, que queria a “volta do Gene malvado” (está no livro).
    Da fase sem máscara, eu gosto muito da sonoridade heavy metal de Lick it Up, se eles tivessem seguido aquela linha, acho que seria mais interessante. Mas é isso, apenas opiniões!
    Alexandre, o que você achou da minha listinha de “ao vivos”?
    Abraço

  9. Caramba, abri a Caixa de Pandora….rsrsrsrsrrss Bem, antes de tudo, um prazer abrigar um papo tão bem fundamentado sobre essa banda polêmica, mas sem sombra de dúvidas muito importante para a história do rock and roll. Pela sua lista de melhores ao vivo, Vladimir, já deu para notar que a sua praia é o heavy/hard rock. Todos os discos citados são de fato seminais e relevantes, sem sombra de dúvidas. E eu é que agradeço de sua presença constante por aqui, Alexandre, com opiniões sempre pertinentes e inteligentes. Grande abraço aos dois, e acho que farei um novo post sobre o Kiss em breve ehehehehehe

  10. vladimir rizzetto

    May 22, 2009 at 11:13 am

    Fabian
    Pois é, você vê que o Kiss dá conversa…hehehe
    Realmente, a minha praia é essa, sobretudo, o hard rock, mas, eu gosto de outras coisas, não sou tão radical quanto pareço, mas não dá para negar, os riffs viscerais são a minha “cachaça”.
    Mais um “poste” do Kiss????????
    OBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
    Gostou da lista, Fabian, rockeira demais né, o que estaria faltando? Hmmm… lembrei de outro, embora seja póstumo: How the West was Won, Led Zepellin, discaaaaaaaaaaaaaaaaaço! Não adianta, eu sou incorrigível…

  11. Alexandre Damiano

    May 22, 2009 at 12:13 pm

    Rizzetto,

    Sua lista é muito boa, embora tenho que ser honesto em dizer que conheço apenas os dois Alive do Kiss, os dois do Deep Purple e o do Peter Framptom.

    Fabian,
    Vc sabe que quanto mais polêmica for a banda, mais malucos comentando teremos hehehe.

    aguardo o novo post hahaha

    abs

  12. Alexandre Damiano

    May 22, 2009 at 12:46 pm

    Rizzetto,
    Me passa seu email !
    abraços

  13. vladimir rizzetto

    May 22, 2009 at 2:23 pm

    Alexandre
    Eis meu e-mail: [email protected]
    Abraço

  14. vladimir rizzetto

    May 22, 2009 at 2:28 pm

    Alexandre, se você quiser, eu posso converter alguns disco em mp3 e envio para você. É só dar um toque.

  15. fabian chacur

    May 22, 2009 at 10:22 pm

    Mondo Pop aproximando conhecedores do velho e bom rock and roll. Iupi!!!!! E semana que vem tem mais post do Kiss, podem ter certeza. Até para eu acertar minhas contas comigo mesmo ehehehehe Abração!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑