colbie caillatPor Fabian Chacur

Graças ao sucesso Bubbly, que no Brasil entrou até em trilha de novela global, a jovem cantora e compositora americana Colbie Caillat tornou-se um nome bastante popular entre os integrantes da nova geração do pop. A moça já fez até show no Brasil em 2008, com boa repercussão. Coco, seu CD de estreia, é um daqueles disquinhos muito bons de se ouvir, e com músicas realmente muito boas, entre as quais a já citada Bubbly, a cativante Feelings Show e a fluente The Little Things. Dois anos depois, a loirinha de 24 anos está de volta. E com força total. Breakthrough, segundo disco de Colbie, estreou na parada americana direto no primeiro posto, vendendo mais de 100 mil cópias em sua semana de lançamento. Ótima largada em termos comerciais. E no quesito qualidade artística? Como se deu a garota?

A resposta é: conseguiu passar com louvor no sempre complicado teste do segundo álbum. Breakthrough chega ao Brasil em edição de luxo, com seis músicas adicionais em relação à versão standard que também foi disponibilizada para o público americano. São 18 faixas, no total. Desta vez, Colbie preferiu se valer de vários produtores, como os experientes John Shanks, Rick Nowels e o papai Ken Caillat, o que deu ao disco uma variedade maior de sonoridades, sem, no entanto, sair muito do universo do folk pop rock que caracterizou Coco. Algumas novas influências aparecem, como a canadense Sarah McLachlan e o lado mais alegre da saudosa Laura Nyro. A voz da moça continua doce e envolvente, e os arranjos procuram não complicar as coisas, embora funcionem como ótimo pano de fundo para as canções. O ótimo soft rock I Won’t abre o disco de forma promissora, e a bola não cai nas faixas seguintes. Begin Again lembra coisas de Carly Simon dos anos 70, e é bem bacana. O despretensioso e gostoso rock Fallin’ For You surge com toda a cara de hit e um refrão delicioso, pontuado por ótimos vocais de apoio. A já citada influência de Laura Nyro se mostra mais presente em Rainbow, com ecos de Stoned Soul Picnic. Cativante, Droplets traz os vocais do parceiro mais constante de Colbie, o cantor e músico Jason Reeves. Por sua vez, I Never Told You tem aquele sabor típico das baladas de Sarah McLachlan, sem soar como cópia descarada, e tem tudo para fazer muito sucesso. Mesmo destino que poderá atingir a sutil balada com inclinação soul Out Of My Mind, que tem impecáveis metais em seu arranjo.

Colbie Caillat é um verdadeiro oásis em meio a tantas cantoras e compositoras repetitivas surgidas na cena atual. Sua música tem tudo para cativar não só sua geração, como também todos aqueles que buscam na música emotividade, delicadeza, melodias bacanas e aquele sabor de que, no fim das contas, tudo pode dar certo. Ponha Breakthrough para tocar e se deixe envolver por essas vibrações positivas.

Confira o videoclipe de Fallin’ For You:

http://www.youtube.com/watch?v=j7qtLrQVUFQ&feature=fvst

Confira versão acústica de Droplets:

http://www.youtube.com/watch?v=z_aAMGl8rEA