the deram anthology capa pequenaPor Fabian Chacur

A coleção Ecopac, lançada pela gravadora Universal, inclui embalagens feitas com papel reciclado biodegradável. Ou seja, se você não gostar do disco e jogá-lo fora, a natureza se livrará do mesmo mais rápido. Bizarro, não? Afinal de contas, você teoricamente compra um CD para ficar com ele, não é mesmo?

Esquisitices à parte, um dos títulos é bem interessante. Trata-se de The Deram Anthology-1966-1968, que inclui 27 gravações feitas por David Bowie na fase inicial de sua carreira. É a primeira vez que esse material sai no Brasil em CD de forma tão abrangente. Vale analisá-la.

Nascido em 8 de janeiro de 1947, David Robert Jones iniciou sua carreira muito jovem. Em 1964, lançava, com o grupo King Bees, o single Lisa Jane, na linha do rock básico que os Rolling Stones faziam. O sucesso foi pequeno, mas ele continuou, integrando outras bandas. Em 1966, surgiu outro David Jones, no grupo americano The Monkees, e ele mudou o nome artístico. Nascia David Bowie. Esta coletânea registra os primeiros anos da nova encarnação do artista.

Influenciado pelo produtor Ken Pitt, Bowie resolveu investir em canções mais próximas do vaudeville e da tradição folk britânica, nas quais dava vazão à sua teatralidade. O espírito tinha a ver com músicas como When I’m Sixty Four, dos Beatles, e momentos dos Kinks. O resultado ficou bacana, e marca o álbum David Bowie (1967), oficialmente seu primeiro CD solo e o único que lançou nesse período, além de diversos singles.

Em termos comerciais, essas músicas renderam pouco ao artista, mas temos várias coisas interessantes. Love You Till Tuesday, por exemplo, aparece em duas versões, sendo a do álbum bem melhor do que a do single, com um delicioso espírito ligeiro e beirando o brega. Please Mr. Gravedigger é bizarra e quase sinistra, e não inclui acompanhamento musical, apenas sons de chuva e outros ruídos. Sensacionalmente estranha! In The Heat Of The Morning é ótima e possui passagens melódicas que o artista reutilizou com mais sucesso em um de seus clássicos, Ziggy Stardust.

The Laughing Gnome é hilariante, com direito a um gnomo com timbre vocal lembrando o dos esquilos chipmunks, e relançada em single, estourou em 1973, quando Bowie era a grande estrela do momento na Inglaterra. A folk, acústica e delicada Come And Buy My Toys, a balada a la Cat Stevens Sell Me a Coat e o raro rock The Gospel According To Tony Day são outros destaques. E tem também a primeira gravação de Space Oditty, bem crua e longe da maravilhosa gravação lançada em 1969.

Pena que a coletânea não traga encarte informativo ou qualquer informação acerca das músicas, algo muito mais importante em uma compilação desse gênero do que embalagens que se autodestruirão mais rápido ao serem hipoteticamente jogadas nas privadas da vida.

Ouça e confira a letra da inacreditável The Laughing Gnome:

http://www.youtube.com/watch?v=gFoEjAMsmtg