Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Teddy Pendergrass, uma voz inesquecível

por Fabian Chacur

Nesta quarta feira (13), deixou o reino dos seres vivos para entrar na eternidade um dos grandes intérpretes da soul music mundial. Teddy Pendergrass morreu aos 59 anos, ele que completaria 60 no dia 26 de março.

Natural da cidade da Filadélfia, Pendergrass começou a carreira como baterista, integrando pequenas bandas. A grande chance surgiu quando entrou no grupo Harold Melvin & The Blue Notes, no início dos anos 70.

Por lá, perceberam seu talento como cantor, e surgia um novo astro da música negra americana e mundial. Com sua voz grave, potente e marcante, ele logo se tornou a figura principal da banda. E os sucessos começaram a surgir a partir de 1972.

Teddy teve a chance de ser um dos protagonistas do chamado Philly Sound (Som da Filadélfia), estilo musical criado pelos produtores/compositores Kenny Gamble e Leon Huff que deu ao soul uma roupagem mais sofisticada e popular, por paradoxal que isso possa parecer.

Sucessos dançantes como The Love I Lost e Bad Luck podem ser considerados pioneiros do que posteriormente veio a receber o rótulo de Disco Music.

A balada If You Don’t Know Me By Know era presença garantida nos bailes dos anos 70, e voltou com força às paradas na década seguinte, desta vez na voz de Mick Hucknall, em bela releitura do grupo britânico Simply Red.

Com a forte balada Wake Up Everybody, cuja letra tinha forte teor social, Pendergrass sentiu que podia ir além de ser só o vocalista de uma banda. Em 1977, ainda com Gamble/Huff a seu lado, resolveu virar artista solo.

O vozeirão se manteve, mas o estilo adotado por ele a partir daí partiu para uma sonoridade mais sensual, com grande espaço para que ele desse shows de interpretação, sem nunca deixar as canções em segundo plano.

Até 1982, ele nos proporcionou verdadeiros clássicos da soul music, como as baladas Close The Door e Turn Off The Lights, por exemplo. Ou a arrebatadora Is It Still Good To Ya?, uma verdadeira tour de force.

Se há uma música que eu considero absolutamente magistral em seu repertório é Love TKO. Nela, a sensualidade e a entrega de Pendergrass dão vida a uma melodia fantástica, e a um arranjo funky/sexy capaz de criar um clima de romance e paixão logo nos primeiros acordes. Um clássico!

Ele também gravou duetos matadores com Stephanie Mills e Whitney Houston, e algumas canções balançadas bem legais, entre as quais You Can’t Hide From Yourself.

A voz do cara e a sua presença de palco eram tão marcantes que levavam a mulherada à loucura. A ponto de ele ter feito alguns shows do tipo Clube da Luluzinha, onde os únicos homens presentes eram ele e sua banda.

Aí, o destino resolveu jogar areia no chope de Pendergrass. No dia 18 de março de 1982, um gravíssimo acidente de carro quase o mata. Ele escapou por milagre, mas acabou ficando paralítico.

Se nunca mais recuperou o sucesso de sua fase áurea, o cantor ao menos voltou à ativa e gravou bons discos, mantendo-se um artista respeitado e também um exemplo de superação e garra.

Ele foi operado há oito meses de um câncer, e não conseguiu se recuperar de forma satisfatória. Seu filho, Teddy Pendergrass II, anunciou o falecimento do pai, e agradeu aos fãs de todo o mundo por curtirem a música do papai.

Quem agradece somos nós. Nunca esquecerei as madrugadas que passei ouvindo a coletânea The Best Of Teddy Pendergrass-Turn Off The Lights (1998-Music Club), com 15 faixas matadoras. Descanse em paz, mestre!

4 Comments

  1. Alexandre Damiano

    January 14, 2010 at 10:09 pm

    puta merda, com o perdão da grosseria…

    que perda !!

    muita gente se apaixonou ouvindo esses caras….

    conhecia pouca coisa, mas o que eu conhecia eu gostava.

    rest in peace!

  2. É, meu caro Alexandre, esse vai fazer falta, e muita!!!! Que voz, que classe, que bom gosto….. Sorte que os discos ficam, e a gente pode se lembrar de como o cara era bom!!!! Grande abraço!!!!

  3. Oi, Fabian

    Bem que a Sony poderia fazer o favor de lançar no Brasil as duas coletâneas da série Essential dedicadas ao Harold Melvin & The Blue Notes e Teddy Perdengrass(sendo este duplo) e/ou os Cds remasters da série Total Soul Classics mas é bem provavel que o pessoal que trabalha lá não conheça esses artistas.

  4. Olha, André, a possibilidade de o pessoal da Sony do Brasil conhecer ele é semelhante à de eu saber quem são os últimos 20 campeões do baseball nos EUA ehehehehe Uma pena… Grande abraço, e viva a boa música, ontem, hoje, sempre!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑