Por Fabian Chacur

A principal referência para quem pesquisa sobre essa fantástica cantora, compositora e tecladista americana é a música Forget Me Knots. Lançada em 1982 como single e faixa do álbum Straight From The Heart, é um belo cartão de apresentações.

Canção balançada e de refrão delicioso, atingiu o posto de número 23 na parada pop americana, e foi sampleada por George Michael (na faixa Fastlove )e Will Smith (no tema do filme Men In Black), só para citar dois caras que usaram (bem) essa música.

Mas a obra de Patrice vai muito além disso. Ela iniciou sua carreira ainda muito moleca. Entre 1974 e 1977, lançou três álbuns de teor mais jazzístico pelo prestigiado selo Fantasy. Boa repercussão e boas expectativas.

Que acabariam se concretizando quando ela assinou com a Elektra, selo do conglomerado Warner, no ano seguinte. Entre 1978 e 1984, lançou ótimos discos por ali, e firmou um estilo único e original.

Cantora de voz doce, Patrice Rushen é de quebra excelente compositora e tecladista, e moldou uma sonoridade entre o funk, o jazz, o soul, o rock, o pop e mesmo a disco music, oferecendo ao ouvinte acessibilidade, sofisticação e faixas realmente espetaculares.

A coletânea Haven’t You Heart-The Best Of Patrice Rushen resume com categoria os anos áureos da moça enquanto artista solo, com 14 faixas não menos do que ótimas lançadas entre 1978 e 1987.

O pique dançante e festeiro de Hang It Up, a batida disco sofisticada de Haven’t You Heard, a sensualidade de Givin’ It Up Is Givin Up (dueto com D.J. Rogers), a latinidade salerosa de Look Up!….. Meu Deus!

E tem também a doçura das baladas soft When I Found You e Remind Me, o balanço vigoroso de Never Gonna Give You Up e Breakout!, a delícia instrumental Numbert One

No final dos anos 80, Patrice Rushen, para tristeza de seus fãs, resolveu largar mão da carreira solo. Mas os projetos que abraçou não foram menos grandiosos. Ela também lançou eventuais álbuns jazzísticos como Signature.

A moça foi durante anos diretora musical da cerimônia de entrega do Grammy, o Oscar da música, e participou como tecladista e maestrina de projetos envolvendo gente do alto calibre de Quincy Jones e Lee Ritenour (neste último, tocou junto com o brasileiro Ivan Lins).

Haven’t You Heart The Best Of Patrice Rushen é uma dessas coletâneas que você ouve de ponta a ponta, para se animar, curtir ao lado da namorada, enfim, sentir muito, mas muito prazer mesmo.

E, é lógico, Forget Me Knots não poderia deixar de marcar presença, com sua classe de hit com recheio e substância.

Mas quem pensa ser essa a única música da moça, recomendo esta coletânea e também o álbum de carreira Straight From The Heart (1982), o seu maior sucesso em termos comerciais.