Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Trilha do filme Educação é uma delícia sonora

Por Fabian Chacur

Baseado em livro de Nick Hornby (Alta Fidelidade) e dirigido por Lone Scherfig, o filme An Education (Educação, no Brasil) é ambientado no ano de 1962.

Sua trilha, que a Universal lançou por aqui com o título em inglês (An Education-Original Motion Picture Soundtrack), procurou seguir a sonoridade apreciada pela juventude “descolada” de então na Inglaterra.

Isso significa, na prática, jazz dançante, um pouco de rock and roll (que ainda não era considerado “in” pela parcela mais sofisticada dos jovens), cançonetas francesas e romantismo.

As 20 faixas se dividem entre composições feitas especialmente para a trilha e outras do período no qual a atração é ambientada. O resultado é um disco delicioso, com atmosfera tranquila, classuda e saudosista.

A cantora e atriz Beth Rowley, que atua em Educação, interpreta duas boas músicas, You Got Me Wrapped Around Your Little Finger e A Sunday Kind Of Love. Sua voz é ótima, e não é para menos que seu papel é o de uma cantora da noite.

A jovem estrelinha de neosoul Duffy também compôs uma canção especificamente para o filme, a apaixonada (e bela) Smoke Without Fire. E a classuda Madeleine Peyroux nos proporciona a gostosa J’ai Deux Amours.

Paul Englishby, autor da trilha incidental, comparece com cinco ótimas instrumentais, entre as quais as delicadas The Letters e Jenny’s Theme.

O pianista Floyd Cramer, que gravou com Elvis Presley, aparece no CD com a instrumental On The Rebound, mistura de jazz dançante, country e pop absolutamente irresistível.

No mesmo espírito, com forte tempero de rhythm and blues cinquentista, estão aqui Tell The Truth, com Ray Charles, e Comin’ Home Baby, com Mel Tormé e sua voz de veludo.

Não sou muito fã de cançonetas francesas, mas Juliette Greco é uma das feras do gênero, e marca presença em Educação com Sous Le Ciel de Paris e Sur Les Quais Du Vieux Paris.

Os fãs de rock instrumental irão vibrar com Teen Scene, do The Hunters, enquanto o jazz romântico instrumental Since I Fell For You mostra a categoria do The Vince Guaraldi Trio, enquanto a cantora country Brenda Lee manda ver no rock básico Sweet Nothin’s, de1959.

A balada jazzística Your Heart Is As Black As Night, com Melody Gardot, é provavelmente a canção com mais cara de trilha sonora de casa noturna de jazz e esbanja classe.

A curiosidade um fica por conta de Maybe Tomorrow, doce balada rock a la Elvis Presley do começo de carreira interpretada por Billy Fury, um dos primeiros ídolos do pop rock britânico e que tem entre seus fãs Morrisey.

A dois: Theme From “A Summer Place”, de Percy Faith (de 1959), que serve como tema de abertura da programação de uma rádio FM brasileira dedicada às canções orquestrais. Uma delícia, nostalgia pura.

An Education- Original Motion Picture Soundtrack independe do filme para ser apreciada em toda a sua profundidade, suavidade e fluência.

3 Comments

  1. Bacana este blog, não conhecia ainda… Musicalmente eclético, do jeito que deve ser. Parabéns!
    Gostaria de mandar um material para vc. Como faço?
    abs

  2. Excelente post!!

  3. admin

    February 17, 2014 at 3:48 pm

    Nossa, Valdaglenia, muito obrigado pelo elogio!!! Tudo de bom para você e volte sempre que puder/ quiser.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑