Por Fabian Chacur

A vida anda um inferno. Correria, pressão de todos os lados, tudo exigido para ontem, para “trás-anteontem”. Cobranças, dinheiro curto, trânsito parado, condução lotada, a tensão o tempo todo a nossa volta. Que tal ouvir música que seja capaz de não só energizá-lo, como também tirá-lo dessa pilha toda?

Eis o que Rare Groove, novo volume da série The Masters da Sony Music, é capaz de fazer por você. Um remédio melhor do que qualquer relaxante muscular, comprimido para dor de cabeça ou quetais. E sem contraindicações.

A série The Masters consiste em coletâneas temáticas abrangendo vários estilos dentro do universo da Black Music. Rare Grooves nos oferece 15 faixas lançadas nos anos 70 e 80 que tem em comum a sensualidade e o fato de não serem tão conhecidas do grande público. Funk, soul, jazz e tempero latino são características de todas, também.

São músicas deliciosas, com muito swing, músicos de primeiríssima linha, vocais matadores e a capacidade de, em pouco tempo, conseguirem te tirar desse mundo maluco, transportanto seu corpo e mente rumo a um estado de felicidade e sensualidade irresistíveis. Música para transar? Seu tarado/a!

A sequência é matadora, assim como o texto do encarte (assinado por Ian Dewhirst), que diz a origem de cada canção e só comete um erro: Work To To, que aparece na interpretação da banda The Main Ingrediente (da qual o cantor era Cuba Gooding, pai do ator homônimo), é dos Isley Brothers, e não de Stevie Wonder.

Muito bom poder resgatar canções espetaculares como Say You Love Me Girl, lançada pelo grupo Breakwater em 1979 e produzida pelo brilhante Rick Chertoff, o mesmo por trás de hits de Cyndi Lauper, The Hooters e Joan Osbourne, entre outros.

Tom Browne, músico de jazz que entrou no cenário pop graças à funkeada Funkin’ For Jamaica, aparece aqui com sua segunda música mais conhecida, a também excelente Thighs High.

Looking Up To You, com Michael Wycoff, tem um tempero na linha George Benson em seus momentos mais balançados e sensuais, enquanto Revival, com Martine Girault, esbanja um clima hipnotizante e sensual típico do chamado acid jazz.

Far Beyond, com Locksmith, tem aquele clima de festa do funk americano do final dos anos 70, linha KC & The Sunshine Band, Brass Construction e Brothers Johnson.

O álbum é encerrado com uma das baladas mais delicadas e sensuais dos seminais Isley Brothers, For The Love Of You, na qual o falsete mágico de Ronald Isley e a guitarra matadora de Ernie Isley surgem de forma sensível e cativante.

O melhor de tudo é o preço. Paguei menos de R$ 15 reais nessa maravilha. Mais barato do que a maioria dos remédios por aí, incluindo calmantes tarja preta, cigarros não caretas e quetais.

Prefiro me acalmar e energizar com esse CD, ao som de petardos como I’m Always Dancin’ To The Music, com Benny Golson. Faça o mesmo sem medo de ser feliz.