Por Fabian Chacur

A série Classic Albums, feita pela Eagle Rock e distribuída no Brasil pela ST2, é uma espécie de sonho realizado para os fãs de rock, pois reúne documentários detalhados sobre alguns dos mais importantes discos do estilo.

O novo volume da coleção é dedicado a Damn The Torpedoes (1979), terceiro álbum de uma das melhores e mais importantes bandas da história do rock americano, Tom Petty & The Heartbreakers. Só para variar, uma delícia de se ver/ouvir.

Considero a banda liderada pelo cantor, compositor e guitarrista Tom Petty uma espécie de elo perdido entre os Byrds e o R.E.M., com direito a forte tempero do folk rock inglês dos anos 60.

Oriundo da Florida, a banda lançou seu primeiro álbum, autointitulado, em 1976. O disco demorou um ano para entrar nas paradas, e ficou por lá mais ou menos esse mesmo prazo. Escrevi recentemente sobre ele aqui em Mondo Pop. Discaço!

Após lançar o segundo em 1978 (You’re Gonna Get It) e mesmo muito gratos ao ótimo trabalho feito pelo veterano produtor Denny Cordell (conhecido por atuar com Joe Cocker, The Move e Procol Harum), sentiam que era hora de procurar outro profissional.

O próprio Cordell indicou Jimmy Iovine (Stevie Nicks, Paty Smith), e o DVD mostra como foi o entrosamento entre eles, sendo que a arma secreta de Iovine era o excepcional engenheiro de som Shelly Yakus.

Sem abandonar a sonoridade a qual havia abraçado nos discos anteriores, a banda de Petty veio com um som ainda mais calibrado e hits irresistíveis como Don’t Do Me Like That, Even The Losers e Refugee.

Resultado: Damn The Torpedoes colocou a banda no primeirissimo time do rock americano em termos comerciais (pois em termos artísticos eles já estavam lá), de onde nunca mais saiu.

O documentário apresenta entrevistas com Petty e os outros integrantes da banda, assim como Iovine, Yakus e Denny Cordell, que explicam faixa por faixa, com deliciosos detalhes sonoros e de bastidores.

Como esses documentários costumam ser apresentados na televisão de tempos em tempos, vale o aviso: as versões em DVD sempre trazem generosos extras, que neste caso equivalem a mais de 42 minutos, além dos 50 minutos do programa.

Classic Albums- Damn The Torpedoes é indicado para os mal informados que pensam ser Petty apenas um sortudo que integrou o supergrupo Travelling Wylburys no final dos anos 80. Vocês acham que Bob Dylan, George Harrison, Jeff Lynne e Roy Orbison dariam essa boiada a alguém que não fosse um grande artista? Doce ilusão… Ele mereceu estar lá.