Por Fabian Chacur

Nenhum disco vendeu mais nos Estados Unidos em 2010 do que o segundo trabalho do trio Lady Antebellum.  Mais de dois milhões de cópias já foram comercializadas por lá de Need you Now, segundo CD da moçada, que a Emi acaba de lançar no Brasil com o selo Capitol.

Até aí, nada demais. O rapper (tô de sacanagem…) Vanilla Ice, há 20 anos, vendeu milhões de cópias de seu álbum To The Extreme, que hoje não servem nem para frisbee, enquanto seus hits Ice Ice Baby e Play That Funky Music não tocam nem no Polo Sul.

Mas eu sou curioso. Após ouvir o álbum dessa nova banda americana várias vezes, posso garantir: trata-se de um lançamento dos mais decentes, e de um time cujos integrantes estão na faixa dos 20 e poucos anos, como diria Fábio Jr, mas já mostram muita competência.

Com apenas quatro anos de estrada, o grupo conta com os cantores Charles Kelley e Hillary Scott e o violonista Dave Haywood, que ao vivo e em estúdio contam com o apoio de músicos contratados.

Seu primeiro álbum, autointitulado e lançado em 2008, já havia ido bem das pernas, criando um clima positivo em torno deles, que se confirma com Need You Now. E quais são as armas deles para vender tanto?

De cara, contam com dois ótimos cantores. Kelley tem uma bela voz, com ecos da de Alan Jackson, enquanto Hillary lembra a doçura e o carisma de Faith Hill, sendo que nenhum dele fica na mera cópia. E Haywood se mostra competente nas levadas de violão. Eles compõem juntos boa parte do material que gravam.

O som do Lady Antebellum é uma mistura de country, pop, folk e rock, com equilíbrio entre canções mais sacudidas e roqueiras e baladas mais sentimentais que raramente chegam no limite do sentimentalismo excessivo. Algumas outras referências são The Eagles, Fleetwood Mac e Dixie Chicks.

Need You Now, a faixa título, ajudou a impulsionar as vendas do álbum, e tem um quê de Still The Same, de Bob Seger. Outras baladas bacanas são a suave Hello World, a folk American Honey e a belíssima When You Got a Good Thing Going.

Mas as minhas favoritas são os rockinhos festeiros. Entre outros, destaco a sensacional Our Kind Of Love, uma das minhas canções favoritas de 2010,  a sacudida Perfect Day, a vibrante Love This Pain e a deliciosa Stars Tonight.

A produção aposta em instrumentos orgânicos, sem dar muita bola para truques eletrônicos e dando ênfase às ótimas vocalizações, guitarras e teclados. Ou seja, música pela música, com o objetivo de ganhar o público pelas razões certas.

Uma delícia ouvir esses jovens cheios de vida, talento e boas intenções conseguindo concretizar sonhos de forma bacana e com sonoridade tão assimilável e bem feita. Need You Now é a prova de que dá, sim, para se fazer canções a la anos 70 com tempero de hoje e ganhar muito dinheiro. Basta ter talento.