Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

That Metal Show é o melhor programa sobre heavy metal e hard rock do momento

Por Fabian Chacur

Devido a um desses milagres, a gloriosa Net libera vez por outra o sinal do canal VH1 para esse assinante que vos tecla, e que paga uma fortuna para isso. Gostaria de ter o canal na minha programação, mas sem tirar um único centavo adicional do bolso. Bem,  mas isso não é o que interessa aqui, e sim um programa sensacional que eles exibem em sua grade.

Trata-se de That Metal Show. Trata-se do melhor programa que já vi com foco em heavy metal e hard rock. A atração estreou no VH1 americano em 15 de novembro de 2008, e se encontra na quinta temporada. Aqui, estamos tendo a oportunidade de ver a segunda, que estreou em março de 2009.

O apresentador Eddie Trunk e seus companheiros Jim Florentine e Don Jamieson dão um banho de carisma, conseguindo uma coisa muito difícil, que é dosar com perfeição bom-humor, opiniões sempre bem embasadas e muita informação, dando às duas vertentes mais populares do velho e bom rock and roll o tratamento que elas merecem.

Tive a oportunidade de ver duas edições. Eles sempre levam convidados, como Vinnie Paul (ex-Pantera) e Frank Bello (do Anthrax). As entrevistas são muito legais, pois quem vai lá sabe que terá especialistas a sua frente, perguntando coisas inteligentes e sem cair no folclore bobo.

A plateia pergunta coisas difíceis, que Trunk tenta responder da melhor forma possível. Uma das partes interessantes é quando eles fazem um debate de alguns minutos sobre algum importante tema metálico.

Nos programas que vi, tivemos: qual Metallica é melhor, o dos anos 80 ou o do álbum preto para a frente? E qual o melhor álbum de estreia do rock pesado, o primeiro do Van Halen ou o primeiro do Guns N’ Roses? E a opinião da plateia também é solicitada, e sempre dada de forma entusiástica.

Para mim, outro elemento que torna That Metal Show imperdível é o fato de se concentrar em música, deixando em segundo plano essa praga que infelizmente predomina em programas musicais no Brasil, o aspecto “comportamento”, ou seja, dar mais ênfase ao Ozzy por morder um raio de um morcego do que por ser um dos gênios do heavy metal.

Cabe, também, a pergunta: quando teremos um programa parecido com esse por aqui, com essa categoria, bom-humor e forte embasamento? Com a palavra, as MTVs da vida. Sorte que, pelo menos em termos de MPB, isso já existe no Canal Brasil, como já escrevi aqui antes. Mas o rock continua jogado às baratas…

2 Comments

  1. vladimir rizzetto

    August 8, 2010 at 11:30 pm

    Salve, Fabian

    A propósito, meu caro, qual é o número deste canal?
    A descrição do programa, do seu formato e, principalmente pelo fato de não cair na besteira de abordar “comportamento”, me deixaram com água na boca, apesar do meu inglês ser bem fraquinho, fiquei bem curioso.
    E, quanto ao sonho de ver algo assim no Brasil, não alimento muita esperança, pois, pelo que vejo, este tema não “vende”. O que está na crista da onda é o maldito hardcore melódico. E, aqui no Brasil, desculpe pela redundância, temos o que há de pior nessa vertente: CPM22, Fresno e outros lixos afins…
    Enfim, rockeiro (verdadeiro) brasileiro sempre teve cara de bandido e é solenemente ignorado.
    Sobre os melhores álbuns de estréia, queria deixar meus humildes pitacos:
    Aliás, o termo rock pesado também engloba algus bandas de hard rock do começo dos anos de 1970, certo? Logo, a escolha do melhor álbum de estréia torna-se deveras difícil…
    Arrisco a citar alguns, além dos fabulosos Van Halen I e Appettite for Destruction:

    1- Black Sabbath
    2- Iron Maiden
    3- Led Zeppelin
    4- Kill ’em All
    5- Gates to Purgatory (Running Wild)
    6- Heavy Metal Breakdown (Graveddiger)
    7- Holy Diver (Dio)

    Fabian, ainda sobre o post do Roxy, fiquei impressionado com os números.
    3, 4 mil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pôxa, se eu comprasse hoje, tudo que eu queria, não chegaria a 2.000…
    Fabian, vou tentar achar mais alguma coisa do Roxy Music na Internet, quem sabe eu gosto?

    Grande abraço
    É sempre um prazer estar aqui!

  2. admin

    August 14, 2010 at 3:25 am

    O canal VH1 na operadora Net é o 89. E os programas são todos legendados! U-hu!! rsrsrsrs Boas escolhas de álbuns de estreia, meu caro. E dê uma chance ao Roxy Music que você não se arrependerá. Grande abraço e obrigado pela presença qualificada de sempre aqui em Mondo Pop!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑