Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Creedence Clearwater Revival em belo DVD

Por Fabian Chacur

Encontrei em uma banca de jornais um DVD intitulado Creedence Clearwater Revival-20 Maiores Sucessos, lançado no Brasil por uma tal VZ Multimídia Importação Exportação Comércio e Editora Ltda. O preço: R$20.

Como simplesmente adoro essa banda, que povoou minha infância com seus hits eternos calcados no velho e bom rock and roll básico, resolvi arriscar. E não é que me dei bem?

O DVD tem qualidade de mediana para boa de imagens e até boa de áudio. Mas seu conteúdo histórico compensa qualquer probleminha técnico. Temos aqui na verdade três partes distintas. Vamos destrinchá-las.

A primeira, da faixa 1 (Down On The Corner) até a sétima (I Heard It Through The Grapevine) reúne gravações de apresentações do quarteto americano na TV (dublando) e também alguns clipes, entre os quais o de Sweet Hitch-Hiker, primeira música que ouvi na vida do CCR e até hoje a minha favorita.

Da faixa 8 (Born On The Bayou) até a 14 (Keep On Choogling), temos um show da banda realizado provavelmente na Inglaterra nos idos de 1970, na qual eles esbanjam pique e carisma. A apresentação rola em um ginásio, e a recepção do público é entusiástica.

A parte final rola da faixa 15 (Traveling Band) até a 20 (Keep On Choogling), em mais um show realizado também provavelmente por volta de 1970. Como o DVD não tem ficha técnica, as informações não são precisas.

Em ambas as performances, o grupo surge em sua formação clássica de quarteto, com John Fogerty nos vocais e guitarra solo, Tom Fogerty na guitarra base e vocais, Stu Cook no baixo e Doug Cosmo Clifford na bateria.

O legal é que o DVD, com seus aproximadamente 80 minutos de duração, equivale a uma bela amostra do porque o Creedence pode ser considerado um dos melhores grupos de rock and roll de todos os tempos.

Guiados pela poderosa voz e guitarra solo arrepiante de John Fogerty, da base sólida da guitarra do irmão Tom e da precisão e balanço da cozinha formada por Cook e Cosmo, o Creedence dava um banho de raça, categoria e simplicidade, aquele tipo de simplicidade hiper rara de se conseguir.

Difícil acreditar que a banda tenha criado tantos hits no curto período compreendido entre 1968 e 1972, pérolas roqueiras do naipe de Proud Mary, Bad Moon Rising, Sweet Hitch-Hiker, Born On The Bayou, Green River e The Midnight Special, todas incluídas neste DVD. Procure por aí que vale a pena.

6 Comments

  1. Alexandre Damiano

    September 21, 2010 at 3:47 am

    Opa…certamente vou comprar.

    midnight special é uma delicia…

    trilha de twilight zone…hehe

  2. admin

    September 23, 2010 at 1:19 am

    Uma boa surpresa esse DVD. Pensei que tinha comprado um abacaxi, e não é que me dei bem? Qualidade técnica acima do que poderia esperar, e performances ótimas. Vai lá, vai lá…rsrsrsrs Grande abraço e obrigado pela visita!!!!

  3. Oi, Fabian

    Aqui é o André Luiz do Rio de Janeiro e quero lhe informar que vi esse DVD à venda no site das Americanas por R$9,90 com a mesma ordem de músicas mas só que com capa (horrorosa por sinal) e titulo diferente( I Put a Spell on You).

    Abs
    André Luiz

  4. admin

    September 25, 2010 at 1:33 am

    Oba, valeu o toque, André! Esse tipo de material normalmente circula por várias distribuidoras, que de forma sacana os lança com títulos e capas diferentes, evidentemente para confundir o consumidor. Mas felizmente o conteúdo volta e meia vale encarar esse tipo de embuste, como é o caso desse do Creedence. Muito obrigado pelas informações, e volte aqui sempre que quiser/puder!!!! Grande abraço, e viva o velho e bom rock and roll!!!!

  5. vladimir rizzetto

    September 25, 2010 at 4:09 pm

    Salve, Baluarte

    O Creedence é uma das pouquíssimas bandas que tem uma discografia perfeita. Talvez, o último (Mardi Gras)seja um pouco “menor”.
    Gosto de todos, mas, o meu favorito é Willie and Poor Boys. Absolutamente perfeito. Desses que nós chamamos de clássico.
    John Fogerty é indiscutivelmente um dos grandes gênios que esse tal de rock and roll nos legou.
    Grande abraço, baluarte

  6. admin

    September 30, 2010 at 1:32 am

    E mesmo sendo o mais fraco, Mardi Gras tem duas músicas que muita banda por aí daria um braço para ter composto e gravado: o visceral rockão Sweet Hitch-Hiker e a belíssima balada Someday Never Comes, quase uma despedida de Fogerty em relação à banda. Marcaram minha infância e serão sempre uma de minhas bandas favoritas de todos os tempos. Por isso, amei ao descobrir esse DVD. Grande abraço, amigo, e volte sempre!!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑