Por Fabian Chacur

Fables Of The Reconstruction faz parte da lista de discos indiscutíveis de Mondo Pop. Como forma de comemorar os 25 anos do seu lançamento, a EMI acaba de lançar no exterior uma belíssima edição comemorativa.

Em formato de caixa, o álbum traz dois CDs, um com a versão remasterizada do disco original, lançado em 1985, e outro com 14 gravações demo feitas antes dos registro definitivo do disco, feito na Inglaterra.

Além disso, a caixinha inclui um pôster enorme, quatro cartões com fotos dos integrantes do grupo e um encarte com texto do guitarrist Peter Buck e ficha técnica dos dois CDs incluídos no pacote.

Tipo do ítem para fãs da banda como eu ficarem com um sorriso de orelha a orelha ao ter um exemplar do mesmo.

As faixas demo mostram que o quarteto americano foi para Londres com as músicas bem arranjadas, pois as versões são bem próximas das que ficaram conhecidas no álbum final. Faltavam apenas uns acertos nos vocais e os belos arranjos de cordas que foram adicionados em estúdio no Reino Unido.

Além das faixas do álbum, as demos também incluem Hyaena, que entraria no disco posterior do R.E.M, Life’s Rich Pageant (1986), Bandwagon (out-take lançado posteriormente na coletânea Dead Letter Office) e a inédita Throw Those Throlls Away, que é bem legal.

No texto incluído no encarte desta edição imperdível, Peter Buck afasta de vez um mito histórico, o de que o grupo não teria gostado do resultado final de Fables Of The Reconstruction. Pelo contrário. O guitarrista o considera o seu trabalho favorito como integrante da banda.

O disco tem elementos reflexivos que o aproximam do psicodelismo, além de algumas das canções mais marcantes do repertório da banda do vocalista Michael Stype, entre as quais Feeling Gravitys Pull, Maps And Legends, Driver 8, Can’t Get There From Here e Life And How To Leave It. Um clássico dos anos 80.