Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Judy Kuhn relê clássicos de Laura Nyro

Por Fabian Chacur

E depois ainda tem gente que acha serem as lojas físicas de discos totalmente dispensáveis. Pobres tolinhos!

Pois foi fuçando o acervo de uma delas, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, que tive a chance de descobrir o CD Serious Playground – The Songs Of Laura Nyro, lançado em 2007 pela Ghost Light Records, gravado por uma certa Judy Kuhn.

Como sou fã entusiástico da cantora, compositora e pianista americana Laura Nyro, que nos deixou prematuramente em 1997 com apenas 49 anos de idade, babei com o bom-gosto da tal Judy em gravar um disco só com músicas dessa estilista da canção pop.

Laura Nyro conseguiu conceber uma obra que mistura com classe soul, rock, folk, pop, jazz e o espírito dos standards americanos de uma forma personalizada e de assinatura inconfundível.

Muita gente já regravou canções de Nyro, entre as quais Stoned Soul Picnic, Save The Country, And When I Die, Stoney End e Wedding Bell Blues são apenas algumas das inúmeras pérolas sonoras da moça.

Judy Kuhn nasceu em 20 de maio (mesma data do meu irmão Victor!) de 1958 e participou de diversos musicais de sucesso, entre os quais Chess, Pocahontas, Les Misérables, Mulan 2 e Pocahontas 2. Ela foi indicada três vezes ao Tony Awards, o Oscar do Teatro.

Após participar do musical Eli’s Coming, baseado em músicas de Nyro, Judy resolveu dedicar seu segundo trabalho solo à obra de Laura Nyro.

Serious Playground – The Songs Of Laura Nyro é uma homenagem mais do que digna à genial autora americana.

Para começo de conversa, a voz de Judy Kuhn é linda, e seu timbre é muito semelhante ao de Laura, que certamente teria adorado ouvir a moça interpretando suas canções.

Os arranjos seguem o mesmo espírito utilizado por Laura em suas gravações, com ênfase no piano (aqui, tocado com maestria por Jeffrey Klintz) e sem exageros, sempre enfatizando as belíssimas melodias e as letras de rara poesia rasgada e melancólica dessa genial autora.

As 14 músicas foram muito bem escolhidas e soam muito bem, embora Judy se saia melhor em Blackpatch, Sweet Blindness, Stoned Soul Picnic, To a Child e Mother’s Spiritual. Mas pode ouvir o disco todo sem contra-indicações.

Minha única possível restrição é em relação a um ou outro vocal de apoio que poderia ter sido feito de forma mais cheia, acompanhando a voz de Judy com mais calor. Mas é só.

Serious Playground – The Songs Of Laura Nyro é desses tributos que misturam reverência, jogo de cintura, criatividade e emoção em doses perfeitas. Uma delícia.

Se demorei três longos anos para encontrá-lo, viva a Livraria Cultura por eu ter achado essa maravilha por lá a tempo de reverenciar Judy Kuhn. Que tal um próximo volume, heim, moça?

2 Comments

  1. jair sergio de moraes

    November 14, 2010 at 4:17 pm

    Alô Fabian, aqui é seu primo Jair de Sorocaba, eu minha mãe estamos
    com saudade de você, se puder entre em contato, tentamos localiza-lo
    mas não conseguimos; agora que tenho computador consegui chegar mais
    próximo mas não o bastante. Um Abraço de seu primo e sua prima que
    gostam muito de você. Dem um Santista para um Palmeirense!

  2. admin

    November 20, 2010 at 2:45 am

    Caramba, olha só quem me aparece por aqui. Jair, meu primo de Sorocaba, gente finíssima e que eu não vejo há “apenas” dois séculos ehehehe Só por isso já valeu criar esse blog. Aguarde contato, meu caro, e grande abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2019 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑