Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Coletânea é boa amostra da obra do Bon Jovi

Por Fabian Chacur

O Bon Jovi surgiu em 1983 e fez parte do que se denominou na época hair metal, ou heavy cosmetical, ou hard rock mais pop.

Por trás de cabeleiras esvoaçantes e mais bem tratadas até do que as femininas, músicos competentes nos ofereciam rocks melódicos com formato comercial e, em algumas ocasiões, extremamente competentes.

O grupo criado pelo cantor Jon Bon Jovi e também integrado por Richie Sambora (guitarra e vocais), David Bryan (teclados) e Tico Torres conseguiu superar a concorrência e acabou se tornando o mais bem-sucedido de todos os tempos no setor em termos comerciais.

As razões básicas: a ótima voz e o carisma de Jon, a guitarra personalizada de Sambora e a competencia de suas canções e arranjos.

Como forma de comemorar a atual turnê da banda, acaba de sair a coletânea Greatest Hits, disponível em duas versões: uma dupla, com 28 canções, sendo quatro inéditas, e outra com 16, e apenas duas novas.

Essa versão simples já está a venda no Brasil e equivale a uma versão atualizada da anterior, Cross Road, de 1994.

Trata-se de uma boa amostra do que o quarteto americano fez nesses anos todos.

O lado mais roqueiro aparece firme em Bad Medicine, You Give Love a Bad Name e Lay Your Hands Of Me.

As baladas mais viscerais são representadas por Wanted Dead Or Alive (para mim, a melhor música deles) e I’ll Be There For You.

Já o rock de acento mais pop surge em Livin’ On a Prayer, It’s My Life e We Weren’t Born To Follow.

De quebra, as baladas mais escancaradas surgem com Always e Bed Of Roses.

As inéditas What Do You Got? e No Apologies são bem simpáticas, embora não possam ser colocadas entre o que de melhor o grupo americano já fez.

Lamente-se a inexistência de um encarte com letras e informações mais detalhadas sobre cada música, defeito aliás também presente em Cross Road.

O Bon Jovi é a prova de que uma banda, mesmo sem ser revolucionária ou muito criativa, pode entrar para a história por sua competência, eficiência e talento para oferecer aos fãs um mais do mesmo bem temperado.

1 Comment

  1. jair sergio de moraes

    December 11, 2010 at 1:32 pm

    Alô Fabian é seu primo Jair de Sorocaba, não deu prá você vir no aniversário
    que pena cara, mas tudo bem, felicidades se não nos falarmos antes que você
    tenha um ótimo natal juntamente com sua familia, que DEUS TE ABENÇÕE E TE GUARDE, e continue escrevendo muito bem do jeito que já escreve.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑