Por Fabian Chacur

Comecei minha sexta-feira com uma péssima notícia. A Modern Sound, uma das lojas de discos mais importantes do Brasil (e por que não dizer, do mundo) anunciou que fechará as suas portas no final de 2010.

Fiquei sabendo da informação na edição desta sexta (17) da Folha de S.Paulo, que inclui uma matéria sobre o tema e também uma crônica fantástica de Ruy Casto (intitulada Política Suicida) na página 2 de seu caderno principal.

A loja surgiu em 1966, criada por Pedro Passos, hoje com 71 anos. Com o decorrer dos anos, e graças a uma ótima administração, tornou-se um verdadeiro templo da música na Cidade Maravilhosa.

Tive a honra de conhecer a Modern Sound em 2003 e fiquei simplesmente alucinado.

Segundo informações da matéria da Folha, o acervo dos caras possui 60 mil CDs e 25 mil LPs. O número atual de funcionários é de 43.

O local também tem um espaço para shows com capacidade para 500 pessoas, onde artistas do primeiríssimo time da música lançaram seus trabalhos nos últimos anos.

Nelson Motta, José Wilker, Sérgio Cabral, Nando Reis e o já citado Ruy Castro são apenas algumas das centenas de clientes famosos que frequentavam esse verdadeiro paraíso cultural.

Pois tudo isso chegará ao fim quando 2010 der tchau e 2011 entrar em cena.

O proprietário alega que a despesa mensal de manutenção da loja, situada no bairro de Copacabana, é de R$ 350 mil, valor que tornou a operação inviável.

Pedro Passos, acima de tudo um apaixonado pela música, chegou até mesmo a vender alguns imóveis que tinha com o intuito de tentar salvar sua empresa, mas não foi possível.

Até o final de dezembro, todos os produtos de seu estoque serão vendidos com 30% de desconto.

A Modern Sound é a mais nova vítima da decadência do comércio de discos, sejam eles em formato CD, vinil ou mesmo os DVDs, Blu-rays e quetais.

No momento, só mesmo as grandes redes parece que conseguem sobreviver comercializando esse tipo de produto, especialmente por não dependerem apenas deles para injetar dinheiro em suas empresas.

Adoro comprar CDs e DVDs nas Fnacs, Livrarias Culturas, Carrefours e Lojas Americanas da vida.

Aliás, adoro comprar CDs, DVDs e discos de vinil onde quer que seja.

Mas nada substituiu o prazer absoluto de se frequentar lojas como a Modern Sound, a saudosa Nuvem Nove, a saudosa Josmar Discos, a saudosa Antitedium Discos etc etc etc.

A explição é simples. Nesse tipo de loja, você além de adquirir produtos faz amizades e aprende muito, mas muito mesmo.

Ainda restam alguns herois em cena no mercado das lojas de discos, como o incansável Luis Carlos Calanca, da Baratos Afins.

Restar torcer para que empreendimentos com esse perfil ainda possam sobreviver pelo mundo afora, embora uma perda como essa da Modern Sound seja daquelas para abalar a fé de qualquer um na empreitada.

Meus sinceros votos de saúde e paz para Pedro Passos, e que ele tenha em mente de que não pode se achar um derrotado pelo final das operações de sua empresa.

Ele tem, sim, é de se orgulhar de ter mantido aberta durante 44 longos e produtivos anos um lugar abençoado como esse, em um país tão confuso e ingrato com os empreendedores genuínos e idealistas como esse Brasil.

obs.: obrigado pela reprodução da foto, blog Aquarela Carioca!