Por Fabian Chacur

Você já leu sobre o Samba de Rainha aqui em Mondo Pop.

Fiz resenha do excepcional show feito por elas na Virada Cultural de 2007 e também sobre seu ótimo segundo CD, Vivendo Samba, de 2008.

Ambiciosas, as “Spice Girls do Samba”, como as apelidou meu amigo Alexandre Damiano, voltam mostrando fome de bola em seu novo trabalho.

Contrariando a Regra, terceiro álbum de Aidée Cristina (surdo e vocais), Erica Japa (rebolo), Gadi Pavezi (pandeiro), Naná Spogis (violão), Núbia Maciel (vocal), Sandra Gamon (percussão geral e vocais) e Thais (cavaco e vocais) é um petardo.

A comparação com o grupo pop britânico só se faz válido em termos visuais, pois as garotas são todas lindas e estilosas, sem exceção.

No quesito música, no entanto, o SDR está milênios à frente de Victoria Beckham e sua turma. Milênios!

Como o nome já deixa claro, o samba é o principal ingrediente musical que a banda coloca na mesa.

Mas nada de se manter em uma única direção. Temos samba rock, samba funk, bossa nova, rock, pop e até dance music na mistura, resultando em um trabalho personalizado e único.

Tudo é o máximo no septeto, inclusive a atitude roqueira da vocalista Núbia Maciel, cuja voz equivale a uma mistura das de Cassia Eller e Zélia Duncan.

Adoro chamá-la, carinhosamente, de a Cassia Eller do pagode, o que considero um baita de um elogio.

As 12 faixas do terceiro CD das meninas são excelentes sem exceção.

Tem de tudo. A festa começa com o samba rasgado que dá nome ao disco, seguida pela incisiva Sem Moral, ambas assinadas pelo craque Chiquinho dos Santos, bem conhecido no meio do samba.

Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua, maior clássico do cantor e compositor Sérgio Sampaio e sucesso nos anos 70, surge em releitura inspirada.

A seguir, temos o delicioso samba dolente Samba de Ninar, composição que tem como um dos autores o mestre Djalma Pires, sambista que fez muito sucesso nos anos 70.

Assinada por Núbia, Não Me Amarra Não é um sambão de letra forte e refrão contagiante. Coisa fina!

Bem Casual, do ótimo músico Walmir Borges (arranjador de 11 das 12 faixas do CD), é uma efervescente mistura de samba e rock and roll.

Esperando Você (Gabriel Moura) e Dia de Alegria (Andrea Lafa/ Aidée Cristina) são dois sambões para colocar fogo na roda.

É Preciso Crer (Aidée Cristina/Erica Japa) equivale ao momento mais delicado do álbum, bossa nova com direito a violinos e muita sutileza.

Samba funk total, Que Mal Que Tem? (Sandra Gamon/Núbia Maciel) possui refrão matador e letra incisiva.

Pessoa Interessante (Aidée Cristina) também tem pegada roqueira, além de arranjo bem percussivo.

O álbum é encerrado com a quase disco music Paracumque (Aidée Cristina), momento mais funkeado e dance de Contrariando a Regra, um fecho brilhante para um álbum realmente sensacional.