Por Fabian Chacur

A Rede Social (The Social Network) é um dos filmes mais bacanas em cartaz no momento.

Ao contar a recentíssima história da criação do site de relacionamentos Facebook, mostra um pouco como rolam as coisas em termos empresariais neste ainda iniciante século 21.

Para criar a música que embala as cenas da produção dirigida por David Fincher, foi designado um velho conhecido dos fãs de rock.

Trata-se de Trent Reznor, líder da banda Nine Inch Nails, uma das criadoras, no final dos anos 80, do chamado rock industrial.

Reznor, que já havia assinado o score de Natural Born Killers (1994), desta vez chamou para ajudá-lo o tecladista britânico Atticus Ross, que atua ao lado dele e do NIN há aproximadamente dez anos.

Totalmente instrumental e composta por 19 temas, o CD se alterna entre faixas mais introspectivas, como Hand Covers Bruise (que aparece duas vezes no álbum) e as mais agitadas, como In Motion e Carbon Prevails.

Tem também a envolvente e poderosa Pieces Form The Whole, sublime, provavelmente a melhor de todas.

A sonoridade eletrônica marca a trilha, embora sem o mesmo som agressivo e desafiador do NIN.

Mesmo assim, o resultado agrada bastante, embora faça muito mais sentido associado às cenas do filme, o que não deixa de ser a sua principal função.

Não estranharei se, nos próximos tempos, alguns destes temas forem usados como vinhetas para programas de rádio e TV, podcasts etc.

Ouça Pieces Form The Whole, da trilha de The Social Network: