Por Fabian Chacur

Há notícias que a gente tem prazer em dar, e esta é certamente uma delas.

Após muitos boatos, agora é totalmente oficial: John Fogerty, ex-líder do mitológico Creedence Clearwater Revival, fará shows no Brasil em breve.

O cantor, compositor e guitarrista americano tem cinco apresentações agendadas por aqui.

O calendário é o seguinte: 6/5 no Citibank Hall, no Rio; 7/5 no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte; 8/5 no Teatro Positivo, em Curitiba, e finalmente, nos dias 10 e 11/5 no Credicard Hall, em São Paulo.

O roqueiro, que completará 66 anos no mesmo mês de maio, mais precisamente no dia 28, tornou-se conhecido como o líder inconteste do mitológico Creedence Clearwater Revival.

Entre 1968 e 1972, a banda que também incluía seu irmão Tom na guitarra, o baixista Stu Coock e o baterista Doug Cosmo Clifford gravou e lançou alguns dos maiores clássicos do rock and roll.

Com espírito revivalista e totalmente centrado nas raízes do rock americano, o Creedence misturou com rara categoria rock and roll básico, blues, soul, country e folk.

Resultado: canções que ainda hoje arrepiam a todos, entre as quais Have You Ever Seen The Rain?, Fortunate Son, Sweet Hitch-Hicker, Someday Never Comes, Down On The Corner, I Heard It Through The Grapevine etc (e tome etc!).

A partir de 1973, passou a se dedicar à carreira solo, que também rendeu grandes momentos como os álbuns John Fogerty (1975) e Centerfield (1985).

Durante anos, problemas legais o impediram de tocar ao vivo seus clássicos do Creedence, devido a uma briga com os ex-colegas e a gravadora Fantasy, pendenga que felizmente hoje é passado.

Nos últimos anos, tivemos por aqui vários shows do Creedence Clearwater Revisited, que conta com Stu Cook e Doug Cosmo Clifford em sua formação. Tom Fogerty infelizmente se foi em 1990.

O legal é que Fogerty está em ótima forma, vide o excepcional DVD The Long Way Home, lançado por ele em 2005 e um dos melhores que já vi de rock em termos técnicos e de performance.

Em São Paulo, os ingressos custarão de R$ 100 a R$ 400.

Fortunate Son com John Fogerty, do DVD The Long Way Home: