Por Fabian Chacur

Os fãs do que há de melhor na música negra brasileira e internacional estão vibrando.

De 22 a 24 de julho, na Arena Anhembi, será realizado o Black Na Cena Music Festival.

O evento terá 19 atrações, entre nomes nacionais e internacionais.

A organização do evento, idealizado pela Entre Produções, divulgou nove atrações nesta terça-feira (5).

Teremos entre os internacionais um dos grandes gênios da funk music, George Clinton, fundador e líder dos grupos Parliament e Funkadelic, ele que retorna ao país após 15 anos.

O Public Enemy, uma das bandas mais importantes da história do rap, estará de volta ao Brasil após aproximadamente 20 anos de sua primeira visita.

Curiosamente, a abertura da apresentação da banda liderada pelo brilhante rapper, compositor e estudioso da cultura negra Chuck D foi uma banda então iniciante, Racionais MC’s, que agora volta a tocar com eles, desta vez no posto de a melhor banda do rap brazuca.

Dos brasileiros, também se destacam Sandra de Sá, o show O Baile do Simonal e o seminal rapper Thaide, um dos pioneiros do rap nacional e certamente uma das cabeças pensantes do gênero por aqui.

As outras dez atrações serão anunciadas futuramente, sendo que os ingressos já podem ser adquiridos, a preços promocionais (por tempo limitado) de R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia) pelo site www.zetks.com.

O bacana é que os organizadores prometem que as condições técnicas de áudio e luz serão iguais para artistas nacionais e internacionais.

Além dos shows, o público poderá curtir alguns dos melhores DJs de black music do Brasil, entre os quais feras como Grand Master Ney, que está desde 1977 botando fogo nas melhores pistas de Sampa City e por aí afora.

Os organizadores são gente experiente e séria, que tem tudo para realizar um festival que pode se tornar um marco na história da black music no Brasil.

A expectativa dos produtores é de que 20 mil pessoas por dia compareçam ao evento. Fiquem atentos!

Curta Fight The Power (1989), com o Public Enemy:

Curta (Not Just) Knee Deep (1979), com o Funkadelic: