Por Fabian Chacur

Em seus mais de 30 anos de estrada, o grupo americano R.E.M. nos ofereceu inúmeros momentos marcantes e outros nem tanto.

Sua pior fase certamente foi a compreendida entre os álbuns New Adventures In Hi-Fi (1996) e Around The Sun (2004).

Mesmo nessa época Michael Stype e sua turma lançaram algumas canções bem legais, mas a irregularidade dos CDs lançados no período, especialmente New Adventures… e o medíocre Up (1998) marcam os pontos mais baixos de uma excelente carreira.

Com a saída, nesse meio-tempo, do baterista Bill Berry, o grupo que inclui, além de Stype, o guitarrista Peter Buck e o baixista Mike Mills, dava a impressão de que poderia baquear, se continuasse assim.

Felizmente o excepcional álbum Accelerate (2008), um dos melhores de sua carreira, antecedido e sucedido por dois álbuns ao vivo exemplares, R.E.M. Live (2007) e Live At The Olympia (2009) provaram que, sim, a banda ainda tinha muita lenha para queimar.

Felizmente, Collapse Into Now, o novo filhote sonoro da banda de Athens, Georgia, os mantém nesse mesmo clima positivo, embora perca por pouco para Accelerate, na minha opinião.

Trata-se de um belo álbum de rock and roll, com direito a rockões mesclados por canções mais românticas, na melhor tradição do folk-country-hard-punk rock que marcam a banda desde o seu início.

Não faltam grandes faixas, entre as quais Discoverer, Walk It Back, Alligator Aviator Autopilot Antimatter, Me Marlon Brando Marlon Brando And I e It Happened Today.

O álbum inclui participações especiais, entre outros, de Lenny Kaye na guitarra, Peaches e Eddie Vedder.

Mas o convidado, ou melhor, convidada que realmente brilha é Patti Smith, que arrasa na envolvente Blue.

Blue, por sinal, equivale a um acerto de contas da banda com Patti, pois a participação anterior da mitológica roqueira em um disco da banda, a fraquíssima E-Bow The Letter (de New Adventures In Hi-Fi, de 1996) deixou e muito a desejar.

Aqui, não. E de quebra, Smith está também em Discoverer, onde atua de forma mais discreta.

O show que vi do R.E.M em 2008, na Via Funchal, foi um dos melhores da minha vida. Tomara que eles voltem, pois gravando discos bons como esse Collapse Into Now, só podem nos deixar com os ouvidos coçando…

Veja o curioso clipe da belíssima balada Walk It Back: