Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Erasmo Carlos nos conta os seus deliciosos “causos” em livro

Por Fabian Chacur

Erasmo Carlos fará 70 anos no próximo dia 5 de junho. Às vésperas dessa data histórica, enfim li Minha Fama de Mau, sua tentativa de autobiografia.

Não, não pensem que eu vou jogar um caminhão de melancias na cabeça do eterno Tremendão, parceiro de fé, camarada de Roberto Carlos, mestre do rock, do samba rock, do romantismo pop etc etc etc. Nada disso.

É que o cantor, compositor e músico carioca nos oferece é na verdade uma seleção imperdível, deliciosa e hilariante na maior parte (e emocionante em outras) de “causos”, ou seja, memórias da longa e produtiva estrada percorrida por ele nesses anos todos.

Em suas mais de 350 páginas, o livro inclui momentos curiosos da vida profissional, pessoal e sexual do cidadão, com direito até a minuciosos detalhes da relação do autor de Coqueiro Verde com o seu Mr. Dick (prefiro não escrever pinto; ôpa, escrevi!).

Histórias sobre algumas das maravilhosas parcerias dele com o Rei Roberto Carlos, lembranças de shows (incluindo o célebre incidente com os “metaleiros” no Rock in Rio de 1985) e a convivência com família e amigos povoam as páginas de Minha Fama de Mau.

O texto é leve, bom de se ler e dividido em capítulos pequenos sempre contendo histórias que se fecham em si próprias, embora no fim das contas todas elas estejam entreligadas.

Lógico que quem gostaria de ler um relato mais focado na carreira, discos e composições de Erasmo ficará um pouco frustrado. O livro também não inclui o que seria uma benvinda discografia.

Mas quem disse que um livro com esse perfil de biografia mais clássica não poderá surgir no futuro? E um certamente não se sobreporá ao outro, podendo, isso sim, complementá-lo.

Ouça a monumental Coqueiro Verde:

2 Comments

  1. LEGAL FABIAN, ERASMO bem antes de integrar a JOVEM GUARDA ja era um rockeiro dos “bão” no RIO, onde ROBERTO CARLOS foi apresentado a ele,né mesmo ? caraca meu..70 anos !!! A ultima vez que vi o ERASMO foi no show do ARNALDO ANTUNES LÁ EM CASA, cantando SOU UMA CRIANÇA NÃO ENTENDO NADA, isso foi o ano passado!!! e me espantei com a sua atual fisionomia, ERASMO ja entrou na 4a idade kkkkkkkkkk..
    Mas acho que continua o mesmo, realmente esse livro deve ter muitas histórias legais,assim que puder($$) vou ler com certeza, valeu FABIAN !!!

  2. admin

    May 21, 2011 at 5:19 am

    Grande Peninha, uma honra ter sua presença por aqui! Meu caro, esse livro é de rolar de rir,vale cada centavo que você investir nele. Uma dica: você acha um exemplar pela bagatela de R$ 15 em uma das livrarias que ficam quase ao lado da Fnac Pinheiros, na avenida Pedroso de Moraes,em Pinheiros. Foi lá que comprei o meu. Se estiver passando por lá… Abs e volte sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑