Por Fabian Chacur

Acaba de chegar às lojas o álbum duplo em CD e DVD simples Multishow ao Vivo  Caetano e Maria Gadú, lançado pela Universal Music.

Trata-se do registro do show feito pelo autor de Alegria, Alegria e da revelação da MPB no fim de 2010 no Rio, gravado depois de um aquecimento proporcionado por performances em São Paulo, Salvador e Recife.

A parceria surgiu quando o canal por assinatura Multishow resolveu marcar a inauguração de seu novo prédio com um show de Gadú, e achou que uma parceria com Caê poderia ser uma boa.

Ele topou, o show rolou e as afinidades entre os dois teriam aflorado de tal forma que a gravação acabou sendo o passo seguinte.

Vou analisar esse lançamento em dois posts, um sob o ângulo de Maria Gadú, e o outro, pelo ângulo do Caetano.

Em seu disco de estreia, Maria Gadú provou ser uma cantora de grande potencial, embora com timbre vocal e estilo interpretativo bastante semelhante ao de Marisa Monte.

Suas composições também ainda se mostravam inferiores ao talento vocal, enquanto sua capacidade como violonista parecia muito interessante.

Vê-la ao lado de um monstro sagrado como Caê e em um formato tão despojado (só os dois, acompanhando-se com violões) ajudou a ressaltar todas essas impressões.

A moça realmente tem uma voz belíssima, que ganha muito realce ao navegar por músicas realmente boas, como A História de Lilly Braun (Chico Buarque/Edu Lobo) ou Rapte-me Camaleoa (Caetano), por exemplo.

A violonista também é uma fera no quesito acompanhar-se, sendo capaz de criar uma base instrumental encantadora e recheada de sutilezas. Ela toca muito bem.

Se pudesse dar um conselho a ela (dizem que se conselhos fossem realmente bons, seriam cobrados, mas as melhores coisas da vida são grátis!), incentivaria a moça a investir um pouco mais em canções alheias e tentar parcerias com outros compositores para criar músicas mais consistentes.

Para ela, gravar um DVD/CD ao lado de Caetano Veloso é um ponto altíssimo em sua carreira, na juventude de seus 24 anos.

E para ele? Leia o próximo post!