Por Fabian Chacur

Em 1979, o espetacular single My Sharona transformou o The Knack na maior sensação do rock daquela época.

Graças a essa canção contagiante e ao álbum Get The Knack, seu trabalho de estreia, o quarteto americano tornou-se popular em todo o mundo.

O single e o LP bateram no número 1 da parada da Billboard, só para constar a mais importante do cenário pop.

Com o decorrer dos anos, eles não conseguiram segurar a onda em termos de sucesso comercial, embora tenham lançado bons discos e continuado a trilhar o rumo do power pop com garra e competência.

Em 14 de fevereiro de 2010, como infelizmente tivemos de noticiar aqui em Mondo Pop, o vocalista e guitarrista-base do Knack, Doug Fieger, fez sua derradeira viagem e nos deixou, infelizmente.

Uma boa oportunidade de conferir a qualidade e a ótima herança deixada pelo grupo que também incluía Berton Averre (guitarra-solo), Prescott Niles (baixo) e Bruce Gary (bateria) em sua formação clássica é o DVD Live From The Rock ‘N’ Roll Fun House (Image Entertainment).

O show registrado neste DVD foi gravado ao vivo no dia 18 de agosto de 2001 em show feito especialmente para o programa de TV Rock ‘N’ Roll Fun House, em Long Beach, California.

David Henderson havia tomado o posto de baterista no lugar de Bruce Gary, e o The Knack havia acabado de lançar na época seu sexto álbum, Normal As The Next Guy.

O repertório dá uma geral nas músicas mais bacanas de todos os álbuns do quarteto, e os mostra na ponta dos cascos em termos de energia, qualidade técnica e fidelidade aos arranjos originais das músicas.

Lógico que My Sharona é o ponto alto, mas tem muito mais coisa boa no show, como as certeiras Pop Is Dead, Baby Talks Dirty, Good Girls Don’t, Seven Days Of Heaven e (Havin’ A) Rave Up.

Para o meu gosto, só faltou a sensacional Let Me Out, do álbum de estreia.

Embora para muitos não passem de one hit wonders, o The Knack fez muita coisa além de My Sharona, e este belíssimo DVD, que saiu originalmente em 2002 e que comprei na Fnac Pinheiros pela bagatela de R$ 20 reais serve como ótima prova disso.