Por Fabian Chacur

Um problema constante em grupos que se dedicam ao que se convencionou chamar de surf music (o rótulo criado originalmente nos anos 60, nada a ver com o balaio de gatos atual que hoje se vale dessa denominação) é não saber sair das convenções criadas por Dick Dale, The Ventures, The Shadows, The Surfaris e outros pioneiros que ajudaram a moldar os seus parâmetros.

Eis um problema que o grupo Surfadelica consegue tirar de letra. Aliás, o título de seu segundo CD é bastante emblemático de como o trio paulistano conseguiu realizar tal façanha: Search and Not Destroy (buscar/perseguir e não destruir).

Além da divertida associação com a célebre Search and Destroy, clássico dos Stooges, o que o trio de rock instrumental faz nesse novo disco, assim como no anterior (Surfing on The Desertshore, de 2008) é buscar novos rumos para a surf music, mas sem destruir por completo o seu jeitão, digamos assim.

O cérebro por trás da banda, e único integrante a se manter desde seu início em 2006, é o guitarrista, compositor e produtor Carlos Nishimiya, conhecido por trabalhos com bandas como Maria Angélica Não Mora Mais Aqui, Magazine, Kid Vinil Xperience e Continental Combo.

Espécie de unsung hero do rock brasileiro, Nishimiya é um daqueles guitarristas que parece saber tudo de timbres, acordes e arranjos roqueiros, esbanjando elegância, inspiração e criatividade.

Verdadeira sumidade em termos de conhecimento do rock, ele conhece desde os ícones do gênero até aqueles nomes obscuros que quase ninguém conhece, mas que também são importantes.

Com bom gosto, talento, criatividade e muita categoria, o músico filtra essas influências para criar seu próprio som.

A atual formação do Surfadelica apresenta, além de seu líder, o baixista Carlos Rodrigues e o baterista Carlos McCoy, que não se limitam a meros músicos de apoio, dando sólida estrutura para a guitarra de Nishimiya viajar à vontade, sem amarras.

As 11 faixas de Search and Not Destroy são envolventes, repletas de variações e sempre fugindo da monotonia e da mera repetição de clichês.

Não há como não ouvir de novo, e de novo, e de novo esse trabalho, que conseguiu superar a já bem recomendável estreia.

Para quem acha que surf music é o que Jack Johnson faz, recomendo a urgente audição de Search and Not Destroy.

Veja clipe de Lurking Behind The Asteroids, do Surfadelica: