Por Fabian Chacur

Colbie Caillat surgiu no mundo discográfico em 2007 com o excelente Coco, estreia que deixava a expectativa de uma artista realmente consistente dando os seus primeiros passos, com direito a clássicos instantâneos como Bubbly e Feelings Show.

Com Breakthrough (2009), a jovem cantora e compositora americana cumpriu as expectativas positivas, mostrando um ótimo trabalho e conseguindo liderar a parada americana.

Mostrando ser adepta do esquema “ano sim, ano não, novo disco no mercado”, a loirinha nos oferece agora All of You, que curiosamente está chegando antes no Brasil (pela Universal Music), pois vai sair nos EUA apenas no dia 19. Melhor para nós!

O coquetel folk-country-pop-rock que permeou os trabalhos anteriores da moça, hoje com 26 anos, continua se mostrando a base, mas desta vez, tivemos mais ênfase em um lado mais sacudido e dançante.

Isso não significa uma adesão de Colbie a modismos atuais da dance music, mas sim a aposta em algumas canções mais percussivas e agitadas, entre as quais as ótimas Brighter Than The Sun, I Do e Before I Let You Go.

A faixa mais próxima das tendências atuais é Favorite Song, que conta com a participação especial de Common, em parceria que rendeu bastante para os dois lados. Think Good Thoughts, com levada reggae, é outro momento dessa linha mais pop.

Dentro do espírito James Taylor/Carole King/Fleetwood Mac que influenciou bastante Colbie, os pontos altos são as inspiradas What If, Shadow, a excelente faixa título e Dream Life, Life.

All of You é um álbum que soa atemporal, embora possua fortes raízes no country-folk rock dos anos 70, mas não cai nunca em saudosismos baratos nem em repetições sem graça.

Colbie Caillat prova que é possível investir com categoria em uma das vertentes mais marcantes da música americana sem soar datada ou derivativa.

Além, é óbvio, de fazer discos que são um tapa na cara com luva de pelica na cara daqueles que consideram a nova geração da música sem talento e sem rumo.

Veja o clipe de I Do, do novo CD de Colbie Caillat: