Por Fabian Chacur

Sabem quem lidera a parada americana nesta semana? Não, meus amigos, não é nem Adele, nem Kelly Rowland, nem Beyoncé, nem mesmo a saudosa Amy Winehouse.

O responsável pela façanha de superar essas quatro estrelas da música pop é um cantor country nascido na Carolina do Norte que garante não twittar nem se valer de Facebook ou outros recursos das chamadas redes sociais.

Trata-se de Eric Church, que aos 33 anos e com seu terceiro álbum, Chief, conseguiu vender 145 mil cópias esta semana.

Neste mesmo período, 21, de Adele, comercializou 83 mil cópias e ficou no número 2; Here I Am, da ex-integrante das Destiny’s Childs, Kelly Rowland, vendeu 77 mil exemplares e emplacou o número 3; sua ex-colega de Destiny’s Child, Beyoncé Knowles, vendeu 41 mil cópias de seu álbum 4, enquanto Back To Black, de Amy Winehouse, ficou nas 38 mil cópias e atingiu o sétimo posto.

Ao ressaltar a não utilização das redes sociais como ferramentas de marketing, Church declarou à revista Billboard que sua vitória se deve à propaganda boca a boca e à qualidade de sua música, algo, segundo ele, a ser comemorado.

Com produção a cargo de Jay Joyce, que já trabalho com artistas fora do cenário country como Macy Gray e John Hiatt, Chief também não emplacou singles entre os mais vendidos, sendo, portanto, vendido como um todo, sem ter uma música a empurrar o todo.

Sinners Like Me (2006), trabalho de estreia do cantor e compositor americano, atingiu o 29º lugar na parada ianque, enquanto o segundo, Carolina, teve como posição máxima o 17º lugar.

Sua música não cai nos estereótipos do country, soando próxima à feita por artistas como James Taylor, Jimmy Buffett (um de seus ídolos) e até mesmo Garth Brooks.

Veja o clipe de Homeboy, de Eric Church: