Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Críticos x músicos x críticos x músicos…

Por Fabian Chacur

Desde que o mundo é mundo, músicos e críticos musicais mantém uma espécie de contenda eterna, na qual alguns desejam ver surgir um vencedor de um dos lados conflitantes.

Para diversos músicos, críticos musicais não passam de párias, músicos frustrados que descarregam suas mágoas e revolta naqueles que conseguem realizar seus trabalhos. Ou seja, uns invejosos.

Para diversos críticos, no entanto, músicos frequentemente não passam de seres arrogantes que não admitem ver seus trabalhos criticados de forma negativa, considerando-se gênios intocáveis.

Na verdade, esse duelo não deveria ter vencedores, levando-se em conta que um precisa do outro. Alguns músicos arrogantes dizem que não precisam da crítica, mas sempre exaltam e divulgam, orgulhosos, quando algum analista elogia suas obras de forma entusiasmada.

Quanto ao crítico, é óbvio que, se não existir música, ele não terá o que analisar/criticar, tornando-se totalmente inútil. Mas para onde o músico irá, se a sua obra não for divulgada? E críticas, boas ou ruins, são sempre uma boa forma de se realizar essa divulgação.

Na verdade, o problema surge quando as pessoas se levam a sério demais. O músico fica louco da vida ao ler uma crítica negativa, enquanto o crítico fica puto quando o músico o classifica como um inútil.

O jornalista Maurício Kubrusly certa vez deu uma boa resposta para os músicos que não admitem serem analisados por um “não músico”, digamos assim: “será que eu preciso saber fazer uma pizza para poder opinar sobre sua qualidade?”

Então, meus caros, o negócio é o seguinte: ninguém é o dono da verdade. Quando eu opino aqui ou em outros espaços para os quais colaboro, apenas faço isso, dou minha opinião. Não quero ser ou dar uma de dono da verdade.

Minha principal preocupação é a de passar informações e tentar incentivar quem me lê a ouvir os artistas sobre os quais escrevo. Ouça você e concorde comigo, ou não. Mas quero fazer o que, antes, críticos como Ana Maria Bahiana, Ezequiel Neves, Big Boy e tantos outros fizeram para mim, ajudando-me a descobrir gente como Beatles, Joe Jackson, Culture Club, Daryl Hall & John Oates etc etc etc ( e tome etc!).

Acho que qualquer crítico ou músico que se ache o dono da cocada preta tende a mandar bolas na trave ou fora do estádio. Bem, essa é a minha opinião…

Ouça Dancing Barefoot, com a cantora e compositora (que também foi crítica musical) Patti Smith:

8 Comments

  1. Alexandre Damiano

    October 28, 2011 at 1:25 pm

    Fabian,
    Essa é uma questão muito complexa.
    As duas pontas tem razão em algum momento. As vezes, os criticos musicais realmente pegam pesado com um ou outro trabalho, com um ou outro artista. Por outro lado, o musico precisa de humildade para reconhecer um trabalho ruim. Geralmente isso acontece anos depois, quando o trabalho ja faz parte do passado e ele não precisa mais daquilo.
    Para começar, tinhamos que fazer um grande corte no que é musica de verdade, e merece ser analisada, e o que é porcaria. Só esse corte já daria pano pra manga.
    é uma questão complexa.
    abraços

  2. E bota complexa nisso, Alexandre! E como gera polêmicas, algumas extremamente desnecessárias. Para mim, o músico consciente e talentoso e o crítico honesto, talentoso e criterioso são necessários e fundamentais para que a música siga em frente, sempre nos trazendo alegria e emoções positivas. Grande abraço e obrigado pela visita sempre qualificada!

  3. boa tarde fabian! olha só o encontro do ano, cyndi lauper e mariah carey. diga se não e tsunami de talentos de simpatia, simplicidade, duas das maiores divas. no programa de rosse´l o donoel naõ sei se o nome tá certo. neste dia 8 e 9. daria tudo para assistir esse programa, emmylee na festa promovida por cyndi lauper entre outros, a festa e para arrecadar mais fundos para a residência true colors tour! dia 4 de dezembro. rogério bom final de semana.

  4. Se eu não me engano é Rosie O’Donnell. Bela dupla, heim? Eu também gostaria de ver… Tomara que coloquem depois no youtube. Grande abraço, obrigado pela visita e tuuuuudo de bom procê também!

  5. e na verdade o fabian eu escrevo correto mais não sei o que está acontecendo que sai errado, acho que tenho que mandar alguém dar uma olhada nele! realmente e rossie o´donel, cyndi fará uma festa dia 4 de dezembro para arrecadar fundos para a true colors residênce, participação da ammy lee, norah jones, rossie o´donel entre outros! cyndi gravou duas músicas natalinas com norah jones!rogério boa semana.

  6. admin

    October 31, 2011 at 6:52 pm

    Show imperdível, heim? Pena que é um “pouquinho” longe de nós..rsrsrsrs Grande abraço e ótima semana procê também!!!!

  7. boa noite! ola fabiam atrasado mas vale dia 19 deste mês o filho de cyndi lauper, declyn wallace completou 14 anos, muita paz, saúde e felicidade para ele, e hoje a nossa eterna imperatriz do pop. completa 20 anos de matrimõnio desejo a cyndi toda felicidade do mundo. assim como ela me faz feliz, eles se conheceram no set do filme fora de controle o segundo filme de cyndi, e se casaram em 24 de novembro de 1991, patti la belle cantou para os noivos, sua avó de 91 anos foi a madrinha de honra. boa noite! rogério.

  8. Oi, Rogério, bom ter sua presença por aqui, sempre com informações bacana sobre a nossa querida Cyndi Lauper. Parabéns, saúde e muita felicidade para essa cantora que tanto nos faz feliz. E aguarde, se tudo der certo, semana que vem eu postarei por aqui resenha do novo DVD dela!!! Grande abraço e apareça sempre que puder/quiser!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑