Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Sai 2ª caixa com a obra de Ney Matogrosso

Por Fabian Chacur

Em 2008, a Universal Music lançou a caixa Camaleão, contendo 15 discos de carreira, 1 CD coletivo e 1 coletânea de raridades de Ney Matogrosso. O material abrangia obras colocadas no mercado fonográfico entre 1975 e 1991, abrangendo todas as gravadoras pelas quais o intérprete passou.

Três anos depois, a gravadora completa o serviço com Metamorfoses, box set que nos traz 15 CDs de carreira e uma coletânea de raridades, além de um livreto dando detalhes sobre a produção de cada álbum. O material abrange o período entre 1993 e 2009.

Com apresentação visual deslumbrante, a caixa prova que a obra deste genial cantor nunca se pautou pela repetição ou pelas obviedades. Ney sempre quis ir além do rotineiro, e conseguiu em todos os períodos de uma carreira que se iniciou com os Secos & Molhados e hoje completa 40 anos, sendo 36 deles em trajetória individual.

Nesses álbuns, temos discos dedicados a compositores específicos (Chico Buarque, Tom Jobim, Villa-Lobos, Cartola), ao repertório de grandes intérpretes (Carmen Miranda, Ângela Maria), parcerias com talentos das novas gerações e também releituras de canções gravadas anteriormente.

Sua versatilidade o levou do rock ao erudito, do pop ao chorinho, do samba à bossa nova, sempre pinçando seu repertório com um bom gosto exemplar, e incorporando cada canção ao seu jeito próprio e inimitável de interpretar.

De quebra, ajudou a quebrar tabús e a se firmar como um dos grandes performers da música brasileira, cativando os fãs com apresentações ousadas e criativas nos palcos. De quebra, ainda se tornou um dos maiores iluminadores de shows do país. O RPM que o diga!

Poucos artistas conseguiram se manter tão relevantes nesse período como Ney Matogrosso, a ponto de ser difícil acreditar que ele tenha completado 70 anos de idade neste 2011.

O mais legal é perceber que certamente virá mais coisas por aí. Ou seja, quem comprar as duas caixas ainda terá de adquirir novos e futuros lançamentos, pois o ex-cantor dos Secos & Molhados não parece disposto a se aposentar em um futuro muito próximo. Que bom!

Ouça Cavaleiro de Aruanda, com Ney Matogrosso:

4 Comments

  1. Oi, Fabian

    Com certeza um excelente lançamento, principalmente pelos albuns As Aparências Enganam, O Cair da Tarde, Olhos de Farol e Vagabundo que já estavam bem dificeis de se achar e já está na minha longa lista de aquisições futuras. Aproveito para recomendar o também excelente box Valle Tudo, contendo 11 Cds com a obra de Marcos Valle na Odeon que está sendo vendido em média por R$129,90(11,80 por Cd!!!). Aproveite e boas compras.

    Aproveito pra sugerir posts sobre as edições Experience Edition(2 Cds) dos albuns The Dark Side of the Moon e Wish You Were Here do Pink Floyd lançadas no Brasil e outro sobre o livro Solo – Memórias. biografia de Cesar Camargo Mariano.

    Abs
    André Luiz

  2. admin

    November 28, 2011 at 4:36 pm

    Caro André Luiz: essa caixa do Ney é realmente muito boa, e vale o investimento. Muito obrigado pelas dicas, especialmente pela do Marcos Valle, que parece ser realmente uma pechincha, como diriam os antigos…rsrsrsr Grande abraço, tuuuuudo de bom e volte sempre!!!

  3. gosto muito do ney tenho um cd com suas melhores músicas, ney e ótimo. gosto muito de suas múicas. ney e respeitado tanto no brasil como no exterior!rogério.

  4. Ney Matogrosso é um daqueles artistas que é respeitado mesmo por quem não é muito fã de sua obra, pois a integridade, ousadia e qualidade da mesma transcendem gostos pessoais. Parabéns pelo bom gosto e volte sempre, Rogério!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2019 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑