Por Fabian Chacur

Dando continuidade à excelente série de reedições de ítens da discografia do U2, chega às lojas a Deluxe Edition que comemora 20 anos do lançamento de um dos álbuns mais importantes da carreira da banda, Achtung Baby.

Quando chegou às lojas no final de 1991, este CD marcou um momento de virada na carreira de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen.

Após o mergulho nas raízes do rock e da música americana que geraram os álbuns The Joshua Tree (1987) e Rattle And Hum (1988), o quarteto irlandês sentiu que era ordem de experimentar um pouco mais.

A sonoridade de Achtung Baby mistura o rock empolgante e engajado da banda com elementos da música eletrônica, incluindo batidas dançantes e vocalizações mais sutis por parte de Bono em algumas faixas.

Na produção, nomes do porte de Brian Eno, Daniel Lanois e Steve Lilywhite, com apoio de Flood na parte técnica, variando de faixa a faixa.

O resultado não poderia ter sido melhor, pois nos apresenta um U2 de roupa nova, mas sem deixar de ser o U2 que conquistou fãs nos quatro cantos do planeta.

O álbum vendeu milhões de cópias no mundo todo, graças a hits como One, Even Better Than The Real Thing, The Fly e Mysterious Ways.

A reedição é luxuosa mesmo, com direito a capa digipack daquelas que abrem em quatro partes e incluindo encarte colorido com fotos, letras das músicas e ficha técnica completa.

Temos dois CDs: o primeiro com versão remasterizada do álbum original e o segundo com os lados B dos singles lançados do álbum e também gravações raras registradas na mesma época, totalizando 14 faixas.

Entre essas faixas bônus, que também incluem bons remixes de algumas músicas do álbum original, destacam-se as ótimas releituras de Fortunate Son (John Fogerty, hit do Creedence Clearwater Revival), Night And Day (Cole Porter), Satellite Of Love (Lou Reed) e Paint It Black (Rolling Stones).

Um belo presente de Natal para os fãs da banda e também para quem gosta de rock clássico de primeira linha.

Veja o clipe de One, do U2, faixa de Achtung Baby: