Por Fabian Chacur

Em 2011, Bob Dylan completou 50 anos da gravação de seu primeiro álbum, autointitulado. Curiosamente, ele se mantém até hoje na mesma gravadora, a Sony Music, detentora dos direitos do catálogo da antiga CBS, onde o mitológico cantor, compositor e músico americano iniciou sua consagradora trajetória musical.

No entanto, existe um pequeno hiato no meio dessa permanência espantosa. Em 1974, Dylan resolveu não renovar contrato com a CBS e se mandou para o recém-lançado selo Asylum, do também mitológico empresário David Geffen.

A CBS já não punha mais tanta fé no taco de Dylan, enquanto o artista, por sua vez, sentiu que era a hora de respirar novos ares.

O resultado não poderia ter sido melhor. Ele não só lançou o elogiado Planet Waves, curiosamente seu primeiro álbum a atingir o topo da parada americana, como de quebra fez uma turnê histórica acompanhado pelos velhos amigos do The Band.

Before The Flood, álbum duplo lançado no mesmo 1974, traz registros feitos durante alguns dos shows daquela tour, e é um dos melhores álbuns ao vivo da história do rock. Por várias razões.

A primeira: nunca Dylan cantou tão bem e com tanta fúria como neste álbum. Ele parecia querer dar uma lição em quem o considerava uma relíquia empoeirada dos anos 60, além de mostrar para a garotada que ele continuava na ponta dos cascos. E conseguiu com louvor.

Suas interpretações para clássicos como Lay Lady Lay, Like a Rolling Stone, All Along The Watchtower, Knockin’ On Heaven’s Door e Highway 61 Revisited possuem aura de definitivas, o que a alta qualidade técnica dos registros torna ainda mais evidente.

É lógico que a participação do The Band nessa história é essencial. Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos e inventora de um estilo que poderia ser definido como folk-country-soul-rock, o quinteto era simplesmente espetacular, ainda mais ao vivo.

Além de acompanhar o mestre, eles também apresentaram alguns de seus hits nos shows, entre os quais as matadoras The Weight, The Night They Drove Old Dixie Down e I Shall Be Released.

Tipo do grupo perfeito: três vocalistas fantásticos (o baterista Levon Helm, o tecladista Richard Manuel e o baixista Rick Danko), um guitarrista e compositor inspiradíssimo (Robbie Robertson) e um tecladista cuja versatilidade impressionava a todos (Garth Hudson).

Se indivualmente os cinco eram músicos do mais alto calibre, a atuação deles como grupo equivalia a uma mistura perfeita, nas doses certas e com a qualidade técnica e paixão perfeitas.

Nem é preciso dizer que, após lançar esses dois trabalhos magníficos, Dylan foi chamado pelo então homem forte da CBS, o hoje também legendário Clive Davis, para um papo. Em 1975, o autor de Blowin’ In The Wind estava de volta à CBS, de onde jamais sairia.

Os direitos dos dois álbuns lançados pela Asylum também foram adquiridos pela gravadora, que os relançou posteriormente. Ouça abaixo quatro faixas de Before The Flood:

Most Likely You Go Your Way (And I Go Mine)– Dylan & The Band:

Knockin’ On Heaven’s Door– Dylan & The Band:

Lay Lady Lay -Dylan & The Band:

The Night They Drove Old Dixie Down – Dylan & The Band: