Por Fabian Chacur

Estou lendo uma biografia dos Ramones que será futuramente resenhada aqui em Mondo Pop. Sempre que isso ocorre, costumo usar isso como desculpa para me divertir ouvindo álbuns do artista em questão, como trilha sonora.

Aproveitei esta ocasião para conhecer um álbum que sempre me atraiu a curiosidade. Trata-se de It’s Alive, primeiro álbum ao vivo da carreira da banda. Com apenas duas audições, já virou discografia básica.

O show foi registrado no dia 31 de dezembro de1977 no Rainbow Theatre em Londres, e o álbum saiu no Reino Unido em 1979. Por alguma razão estranha, só chegou às lojas americanas em 1995.

It’s Alive flagra a formação original e clássica dos Ramones em ação, com Joey (vocal), Johnny (guitarra), Dee Dee (baixo) e Tommy Ramone(bateria), com a produção a cargo de Tommy e Ed Stasium.

Temos aqui 28 músicas interpretadas com garra, fúria, energia e eficiência indescritíveis. Muito, mas muito pique mesmo, capaz de levantar qualquer roqueiro que se preze.

O bacana é que as músicas, embora tenham levadas semelhantes, não soam iguais, pois as melodias sempre seguem caminhos interessantes, em uma inigualável fusão de punk e pop que seria diluída e aproveitada comercialmente nos anos 90 por inúmeras outras bandas.

O repertório inclui uma seleção de canções dos três primeiros álbuns da banda, que na época ainda estava com apenas três anos de estrada, embora já esbanjando maturidade e personalidade.

Comandada pelo vocal inconfundível e ao mesmo tempo energético e melódico de Joey, a banda ainda contava com a guitarra serra elétrica de Johnny, o baixo seco de Dee Dee e da levada original da bateria de Tommy. Um time perfeito para rock básico e direto sem cair no banal.

Rockaway Beach, I Wanna Be Well, Commando, Cretin Hop, I Don’t Wanna Walk Around With You, Sheena Is a Punk Rocker, é um petardo atrás do outro.

It’s Alive merece mesmo ser considerado um dos melhores álbuns ao vivo da história do rock, pois é incendiário, bem executado e com ótima qualidade de gravação. Hey Ho, Let’s Go Forever!

Veja e ouça vídeo com músicas de It’s Alive: