Por Fabian Chacur

Melanie Amaro venceu na madrugada desta sexta (23) a primeira edição americana do reality show The X Factor. Com apenas 19 anos, a jovem cantora assinará um contrato de gravação no valor de 5 milhões de dólares, além de estrelar um comercial de uma marca de refrigerantes.

A final teve transmissão ao vivo pelo canal a cabo Sony Entertainment Television. Nesta sexta às 21h, o programa será reprisado, desta vez com legendas.

Eleita pelo público em votação direta, Melanie é o arquétipo da cantora romântica de que o americano tanto gosta, da mesma linhagem de Whitney Houston, Mariah Carey e Celine Dion.

Ou seja, intérpretes para as quais soltar a voz e gritar sem limites costuma ser a marca registrada. A moça é talentosa, mas sua vitória mostra que o público não entendeu bem a proposta do programa, pois é difícil diferenciar Melanie de dezenas de outras cantoras do mesmo estilo. Ela seria mais indicada a vencer um American Idol, pois venceu só por causa do vozeirão, e não por ter o tal “fator x”.

O grande mérito de Melanie Amaro fica por conta de ter dado a volta por cima. Ela chegou a ser eliminada por Simon Cowell na fase de classificação, mas o jurado se arrependeu e a trouxe de volta à competição. Um roteiro digno de novela mexicana…

O segundo lugar ficou com Josh Krajcik, que aos 30 anos e com uma voz também potente, mas muito mais madura, e com a vantagem de também ser bom músico. Merecia vencer. Seja como for, fica difícil imaginar que ele não consiga gravar e se tornar um astro em breve.

Em terceiro lugar, Chris Rene também demonstra capacidade para seguir em frente, pois além de ter uma voz muito agradável, é bom compositor e músico.

O programa trouxe boas surpresas. Melanie Amaro cantou I Believe I Can Fly em dueto com o autor da canção, o astro do r&b R.Kelly. Alanis Morissette foi a parceira de Josh Krajcik em seu hit Uninvited, enquanto coube a Chris Rene uma parceria com Avril Lavigne em Complicated.

Vários astros se apresentaram, com direito a participações especiais dos outro nove cantores/cantoras que ficaram no chamado Top 12 da atração. O dueto entre Justin Bieber e Stevie Wonder arrancou urros entusiásticos da plateia presente.

Para mim, o grande momento ficou por conta de Josh Krajcik e Melanie Amaro cantando Heroes, de David Bowie, pouco antes do resultado final ter sido divulgado.

Destaque para o juri, que mostrou boa química e foi integrado por Simon Cowell (responsável pela realização do programa na Inglaterra e agora também nos EUA), L. A. Reid, Paula Abdul e Nicole Scherzinger.

I Believe I Can Fly, com Melanie Amaro e R. Kelly:

Uninvited, com Josh Krajcik e Alanis Morissette: